Oportunidade: British Counsil promove Fórum Cultural Olímpico e Paraolímpico

O Fórum Cultural Olímpico e Paraolímpico é uma iniciativa do British Council em parceria com o Ministério da Cultura que acontecerá entre os dias 17 e 19 de abril de 2013 para promover o diálogo entre os líderes das Olimpíadas culturais em Londres e as instituições brasileiras que irão atuar na programação cultural durante os jogos Olímpicos e Paraolímpicos em 2016.

A proposta é compartilhar a experiência recente de Londres antecipando questões que possam inspirar a Rio 2016 a partir dos aprendizados e sucessos da programação do Festival London 2012 que reuniu mais de 19,5 milhoes de pessoas em 12 semanas de eventos com 25 mil artistas envolvidos.

Nesta mesma semana, o British Council traz também o Festival Unlimited, que foi a maior programação de artes realizada por artistas portadores de deficiência física durante os Jogos Paraolímpicos, como forma de evidenciarmos a importância da programação cultural inclusiva e diversificada.
O British Council realiza o Fórum e o Unlimited como parte do Transform, programa que reconhece o que há de melhor nas artes no Brasil e Reino Unido deixando um legado a partir dos vínculos olímpicos entre os dois países. São parcerias duradoras entre instituições, artistas e produtores de 2012 a 2016 com cerca de 40 projetos em andamento que trocam experiencias para beneficio mútuo e formam novas competências no setor cultural nos dois paises.
O Fórum e o Festival Unlimited são realizados em parceria com o People´s Palace Projects, responsável pela curadoria e produção executiva do evento, e recebem o apoio das organizações britânicas Arts Council England e Creative Scotland.
Fonte:British Counsil