Amazonenses faturam 77 medalhas no Circuito Paralímpico, em Manaus

A etapa regional do Circuito Caixa de Loterias 2013 fechou com saldo positivo para a delegação amazonense que conquistou 77 medalhas no atletismo, halterofilismo e natação, além de vários atletas que se classificaram para participar de etapas nacionais.

O evento paraolímpico que terminou neste domingo, na Vila Olímpica de Manaus e na Arena Amadeu Teixeira, recebeu mais de 360 atletas de 16 estados da Região Norte e Nordeste do país.

Foi a primeira vez que a capital amazonense sediou uma etapa das competições da Caixa e os ‘donos da casa’ não decepcionaram.

Na natação foram 38 medalhas, sendo 17 de ouro, 12 de prata e 9 de bronze e sete atletas classificados para a competição nacional que será realizada no Estado de São Paulo, em junho deste ano.

Um deles é o nadador Simplício Costa, 26 anos, que faturou seis medalhas na categoria S8, sendo duas de ouro no 100m peito e 100m borboleta. O manauara, que teve o braço direito amputado em um acidente de carro, conseguiu índices para competir as etapas nacionais nas duas modalidades em que foi ouro, além dos 50m livres, em que foi bronze.

“Achei meu desempenho ótimo e atingi os objetivos, que eram os índices. Agora, o foco é conseguir tempo para treinar para o nacional”, declarou o paratleta, que divide o dia entre treino, trabalho e a faculdade.

Os atletas Aljair Macedo, Jean Dias, Jean Lopes, Manuel Herivelton, Marlyson Silva e Matheus Nogueira, também conseguiram os índices. No atletismo, foram estabelecidos 15 recordes nacionais. Outro atleta amazonense que vai precisar arrumar as malas para disputar as nacionais, é Dernival Souza, de 37 anos. Com 5% da visão em cada olho, ele obteve índice no arremesso de peso de 7kg, na categoria F12.

Fonte: D24AM