De Barra Mansa para o mundo: Vanderson Silva destaque do esporte paraolímpico

Veja a matéria da Voz da Cidade

Nascido em Barra Mansa, o paratleta Vanderson Alves Silva tem motivos para comemorar. Recordista brasileiro no lançamento de disco, na classe F57, com a marca de 44 metros e 77 centímetros; com o título de 4º melhor do mundo na modalidade, Vanderson segue em busca do ouro.

Amputado da perna esquerda devido a um atropelamento por trem, que aconteceu em 1998, Vanderson buscou sua reabilitação praticando natação; que ajudou a superar as dificuldades e lidar com os seus desafios diários.

A carreira esportiva começou em 2003 quando o Vanderson conheceu a Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Andef), resolveu fazer um teste com o Atletismo. Sua primeira marca no lançamento do disco foi de 18 metros.

O técnico Fernando Barbosa está otimista e garante que Vanderson está trabalhando muito para chegar ao pódio. “O Vanderson está muito preparado e confiante. Ele participou das Paralimpíadas de Londres, em 2012, e por causa de uma modificação de última hora na sua cadeira e a adaptação, não conseguimos trazer a tão sonhada medalha olímpica. Agora estamos em uma fase preparativa, específica onde o atleta começa a fazer os treinamentos buscando melhorar os resultados e seguir nas competições”.

O atleta segue se preparando para as Etapas Nacionais do Circuito Loterias Caixa Brasil Paraolímpico de Atletismo, Natação e Halterofilismo. A 1ª fase será em São Paulo, entre os dias 7 e 9 de junho. A 2ª fase será disputada na cidade de Lyon, na França do dia 20 ao dia 29 e a 3ª fase acontecerá de 8 a 10 de novembro, em Fortaleza. A competição é  organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). De acordo com Fernando o objetivo é buscar o índice, crescer no esporte e ser reconhecido.

“O Vanderson  possui a melhor marca no lançamento do disco, na classe F57 (amputação de perna). Ele é muito dedicado e persistente, são oito horas de treinamentos diários. É o atleta que mais cresceu no desporto paraolímpico nos últimos anos. Ele  não tem limites, é um recordista brasileiro”, declarou.

Para Vanderson, o esporte fez o diferencial em sua vida em todos os sentidos. “A prática esportiva deu uma guinada em minha vida. O esporte te leva para vários caminhos: o lado saudável, o bom relacionamento com as pessoas, a disciplina; coisas que o ser humano leva para vida toda.

Meu desejo é que o esporte tenha mais investimentos, não só aqui em Barra Mansa, também em outras cidades, como alternativa de uma vida melhor.

Meu conselho é para todos:procurem uma atividade esportiva, porque mesmo que não se tornem um atleta de alto rendimento, pelo menos um cidadão melhor vai ser”, enfatizou.

Com o patrocínio das empresas Haztec e Plenaplan, Vanderson afirma que ainda precisa de recursos para continuar competindo. “Queria ressaltar a importância do patrocínio agradeço as duas empresas que estão comigo e dizer que estamos abertos para novos patrocinadores. Um atleta de ponta precisa de alimentação adequada, profissionais específicos, além do uniforme e material esportivo apropriado. Este apoio é fundamental para dar continuidade ao meu sonho que é conquistar uma medalha em 2016”, finalizou.