Rotary Club de Santos – Boqueirão faz projeto “Cuidados ao mergulhar” Rotary Club de Santos – Boqueirão faz projeto “Cuidados ao mergulhar”

O blog Ser Lesado sempre dando dicas importantes para os mergulhadores de plantão.

O material foi destribuido para os carros que faziam a travessia para o Guarujá, na Estação de Embarque das barcas que fazem a travessia de pedestres Santos-Guarujá e finalmente no Mercado de Peixe de Santos.

No Brasil acontecem cerca de 800 acidentes decorrentes de mergulho por ano, sendo a 4ª maior causa de TRM (Trauma Raquimedular) no país.

Os acidentes de mergulho são mais frequentes nas férias de verão.

Cerca de 60% dos acidentes estão associados à ingestão abusiva de álcool e ao uso de drogas.

O trauma decorrente desse tipo de acidente, devido à sua violência, deixa 70% das vítimas com tetraplegia, e 90% dessas vítimas são do sexo masculino.

Cuidados ao mergulhar:
1.- Mergulhe sempre acompanhado;

2.- Antes de mergulhar, verifique a profundidade do local;

3.- Crianças devem sempre estar acompanhadas de adultos;

4.- Não misture atividades aquáticas com álcool;

5.- Nunca mergulhe em profundidades inferiores a 3 metros;

6.- Faça o primeiro mergulho de pé;

7.- Evite brincar de empurrar amigos em lagos, rios ou piscinas;

Devemos aproveitar com responsabilidade e segurança todo o prazer que os esportes aquáticos podem proporcionar, mas junto com todo esse prazer e alegria, está um dos fatores de risco que mais tem causado acidentes com sequelas graves, principalmente no período das férias de verão.

Seja na piscina, na praia ou em rios, o mergulho irresponsável tem causado imensos transtornos para a saúde da população, com traumas muitas vezes irreversíveis para o acidentado e transtornos irreparáveis para a família.

Fonte: Rotary Club de Santos – Boqueirão