Santo André (SP) quer criar equipe de nadadores paraatletas

A partir de fevereiro de 2012, a Prefeitura de Santo André irá oferecer treinamento de natação para pessoas com deficiência física e visual que saibam nadar. As atividades, voltadas para esportistas a partir de 14 anos, serão realizadas no Complexo Esportivo Pedro Dell Antonia, no período noturno. O objetivo deste projeto, denominado Nadar é preciso, é identificar novos talentos para o esporte e criar equipe de competição na cidade. Isto será possível graças à ampliação da parceria entre a prefeitura andreense, o Governo do Estado de São Paulo e a Acide (Associação pela Cidadania das Pessoas com Deficiência). Esta parceria ocorre desde 2002 com o curso O esporte ao alcance de todos, realizado no Nanasa – Núcleo de Apoio à Natação Adaptada de Santo André. O projeto, direcionado à iniciação em natação, atende 240 pessoas com deficiência física, intelectual, auditiva e visual.

“É com muita felicidade que realizaremos esta nova atividade em Santo André. Estamos trabalhando fortemente para melhorar cada vez mais a qualidade de vida das pessoas com deficiência e ajudá-las a se conscientizar de que todos somos capazes. Muitas vezes, podemos superar limites estipulados anteriormente. Nosso papel é ajudar nessa superação por meio de políticas públicas como esta”, afirma Alexandre Francisco, o Xande, assessor de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência do Departamento de Humanidades da Secretaria de Governo de Santo André.

Os projetos recebem patrocínios por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, que, desde 2011, possibilita empresas a destinar recursos devidos do ICMS para estas iniciativas esportivas.
Para participar, as pessoas interessadas deverão marcar teste prático de avaliação pelos telefones (11) 4993-0619 ou 4427-5240, entre os dias 16 e 20 de janeiro, das 9h às 17h.

Fonte: http://www.jornalabcreporter.com.br/noticia_completa.asp?destaque=17458