Tricampeã Paraolímpica encara novos desafios no lançamento

Três vezes medalha de ouro nos Jogos Paraolímpicos na classe F-56 do lançamento do disco, a pernambucana Suely Guimarães passará, a partir da próxima segunda-feira (16), a se dedicar exclusivamente às provas do arremesso do peso e do lançamento do dardo. O sonho dela de estar em sua sexta Paraolimpíada consecutiva foi o responsável pela mudança. Isso porque, sua antiga especialidade não consta no programa dos Jogos de Londres, em setembro deste ano.
“No programa dos Jogos deste ano, a prova do lançamento do disco da classe F-56 não será disputada. Por isso, para que eu possa estar pela sexta vez em uma Paraolimpíada, vou ter que correr contra o tempo para me aperfeiçoar no lançamento do dardo e no arremesso do peso. Só assim serei capaz de disputar uma vaga em Londres”, comentou a pernambucana de 52 anos. “Estou muito motivada e confiante que conseguirei as marcas necessárias”, completou.

Suely ganhou um reforço de peso nesta tentativa de se garantir nas Paraolimpíadas. É que, a partir de segunda-feira (16), ela começará a ser treinada pelo experiente Abraão Nascimento, técnico dos principais atletas e para-atletas pernambucanos da atualidade. Os treinos serão diários no campo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

“Sempre tive o sonho de trabalhar ao lado do Abraão. Ele é um profissional acima da média e vai ser fundamental neste momento que terei que me superar mais uma vez para estar em uma Paraolimpíada”, disse Suely.

A para-atleta pernambucana é, desde 1992, a recordista mundial do lançamento do disco. Suely se diz triste em não poder competir em Londres em sua prova predileta. “Eu fico triste, mas não dá para ficar me lamentando. É hora de trabalhar e correr atrás de uma vaga em Londres”, finalizou, entusiasmada.