CPB discute planejamento do alto rendimento com Ministério do Esporte e COB

CPB discute planejamento do alto rendimento com Ministério do Esporte e COB

O presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons, participou nesta quinta-feira, 22, do Seminário de Realinhamento Estratégico da Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte. Além de apresentar a estrutura e os projetos do CPB, Parsons falou sobre a importância do planejamento a longo prazo para o alto rendimento no paradesporto para cerca de 60 técnicos da pasta, no hotel Grand Bittar, em Brasília (DF).

“O início tardio da atividade adaptada retarda o desenvolvimento dos atletas. Por isso, o trabalho de base é primordial para selecionar novos talentos. Um exemplo é o projeto Clube Escolar Paraolímpico, que direciona recursos por meio de parcerias com instituições de ensino para atletas da categoria de base. O esporte paraolímpico carece de profissionais de educação física para receber essa clientela. Devemos construir estruturas esportivas e não somente estruturas físicas”, destacou Parsons.

O secretário Nacional de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser, explicou que a iniciativa é um hábito da secretaria. “A cada dois ou três anos, fazemos uma revisão do nosso planejamento estratégico. Nesses dias, estamos analisando o planejamento feito em 2009. Esse trabalho visa verificar as metas que foram atingidas, ou seja, aquilo que foi planejado e cumprido”, esclareceu.

Leyser informou que, na avaliação geral, cumpriu-se 75% do planejado no triênio. Superintendente executivo de Esporte do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Marcos Vinicius Freire, apresentou o mapa estratégico do COB para os próximos anos, com foco nas Olimpíadas Rio 2016 e no legado pós-Jogos.

“Mostramos aqui o que estamos fazendo. O ministério está preparando os projetos visando ao alto rendimento, para que, em conjunto, possamos fazer o sonho de todo brasileiro, que é tornar o País uma potência olímpica”, afirmou.

Fonte: CPB