50 dias para o Parapan!

Daqui a exatamente 50 dias, cerca de 1.500 atletas de 26 países estarão em Guadalajara (México), para competir na maior competição de esporte adaptado das Américas: os Jogos Parapanamericanos. Pode ser a última chance de muitos atletas conseguirem índice classificatório para as Paraolimpíadas de Londres 2012.

Brasil, Canadá, Estados Unidos e México devem ser os países com as maiores delegações e vão em busca do topo do quadro de medalhas. Nos esportes coletivos, Brasil e EUA são os mais fortes: os americanos esperam dominar a arena de basquete em cadeira de rodas, enquanto o Brasil chega para defender a medalha no vôlei sentado.

Nas disputas individuais, O Brasil conta com um time forte na busca por medalhas e recordes mundiais. Entre os grandes destaques estão os cegos mais rápidos do mundo, Lucas Prado e Terezinha Guilhermina, e o fundista Odair Santos. Na natação, chamam a atenção o ganhador de 9 medalhas em Pequim, Daniel Dias, e o recordista mundial em quatro provas, André Brasil. O ciclismo levará o catarinense Soelito Ghor, campeão mundial de estrada. Destaque também para a delegação de tênis de mesa que viaja com 30 representantes. O judô terá a presença do tetracampeão paraolímpico Antônio Tenório.

Para levar a delegação brasileira à Guadalajara serão investidos mais de 2 milhões de reais. O objetivo não é simples: superar o número de medalhas do Parapan do Rio 2007 e ficar com o primeiro lugar no quadro geral de medalhas, assim como nos Jogos do Rio.

Para mais informações sobre os Jogos Parapanamericanos de 2011, acessehttp://parapan.guadalajara2011.org.mx/en.

Fonte: CPB