Brasil dá show e vence 1º jogo no Pan de Rugby

Brasil dá show e vence 1º jogo no Pan de Rugby

O primeiro passo para a conquista inédita de um pódio brasileiro no rugby em cadeira de rodas foi dado. Com uma apresentação inquestionável, o Brasil venceu a Colômbia por 59×38. A Seleção estreou no Regional das Américas da modalidade com um esquema tático que freou o ataque colombiano.

Driblando a torcida local, que vibrou muito no ginásio El Salitre, em Bogotá, os atletas brasileiros marcaram bem o jogador Emeison Calle. Mesmo sob forte marcação, os colombianos bem que tentaram. Chegaram a abrir dois pontos de diferença no primeiro quarto, mas o Brasil mostrou poder de reação, abafou o ataque adversário, acertou na troca de passes e deslanchou no placar.  Com parciais de 18/ 15 ; 30/21; 45/34, o Brasil se manteve à frente da Colômbia e fechou o jogo com mais de 20 pontos de diferença.

AberturaPanamericanoRCRJogoBrasilXColombia578.jpgParticipam do Pan de rugby as melhores equipes do continente. Estados Unidos e Canadá são líderes do ranking mundial. Com objetivo de conquistar o bronze, o jogo entre Colômbia e Brasil foi considerado uma final antecipada. México e Argentina também são adversários diretos na briga pelo pódio.

“Nosso objetivo é o bronze. Entramos no jogo um pouco ansiosos, o que considero normal por conta da estreia, mas ganhamos ritmo e mantivemos a confiança e esquema táticos pré-definidos. Vamos seguir trabalhando para chegar afinados contra a Argentina”, analisou o técnico da Seleção, Rafael Gouveia.
O Brasil entrou em quadra com Alexandre Taniguchi, Bruno Damaceno, Rafael Hoffman e Fábio Ferreira. Alexandre Giuriato entrou em seguida.

“A nossa determinação excede muita coisa. Sonhamos  em trazer essa medalha para o Brasil”, disse Fábio Ferreira, que travou Emeison, jogador destaque da Colômbia.

Chegada imponente
O dia começou animado. Gritando “Eu, sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor” a delegação nacional chegou ao El Salitre fazendo barulho. Antes de estrear na competição, o Brasil desfilou na abertura do evento, que contou com apresentações de danças culturais colombianas.

Após o jogo mais esperado do dia, Rafael Hoffman, soltou o grito entalado desde 2009, quando a Seleção perdeu por um ponto o bronze, para a Argentina.
“Temos muito por fazer até a medalha, mas esperávamos essa vitória há dois anos. Foi especial vencer a Colômbia praticamente de virada, e na casa deles”, disse um dos atacantes brasileiros, que atribuiu à família a conquista.

No dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, o vice-presidente do CPB e chefe de missão da Seleção no Pan de Rugby, Luiz Claudio Pereira, dedicou a vitória da Seleção aos mais de 24 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência.

“Essa vitória veio com um gosto ainda mais especial. Esperamos que esses meninos dêem alegria e representem bem a todos os brasileiros que possuem algum tipo de deficiência”.

O Brasil volta à quadra nesta quinta-feira para dois duelos importantes: às 14h (horário de Brasília) contra os Estados Unidos  e às 18h contra o Canadá.

Os jogos do Brasil (horário de Brasília)

Quarta-feira 21.09.
20:00 Brasil 59 x 38 Colômbia

Quinta-feira 22.09.
14:00 Brasil x Canadá
18:00 Brasil x EUA

Sexta-feira 23.09.
18:00 Brasil x Argentina

Sábado 24.09.
14:00 Brasil x México

Dispostos a fazer história, a Seleção espera conquistar uma medalha histórica em Bogotá. Conheça os dez atletas e técnico que defendem as cores verde e amarelo clicando aqui.

As partidas serão transmitidas ao vivo pelo http://bogota2011.org/envivo.html.

Clique aqui e entenda as regras do Rugby em Cadeira de Rodas.