Fórum reflete sobre a luta da pessoa com deficiência

Em comemoração ao dia Municipal da Luta da Pessoa com Deficiência, acontece sexta-feira (23) o III Fórum dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Às 13h está marcada uma caminhada, com concentração na Praça do Rosário.

No Hotel Máster Plaza, a partir das 19h, a educadora Física Ana Carolina da Trindade Almeida ministra palestra sobre acessibilidade, esportes paraolímpicos nas aulas de educação física escolar e orientação sobre o relacionamento com deficientes visuais. Na oportunidade, a professora vai apresentar o projeto sobre Goalball, com a participação do paraatleta Adilson Lopes. O evento contará com a presença de Anita Fernanda de Pádua Ribeiro, representante do Hospital Sarah Kubistchek.

O Projeto Viva Diferente
A professora Ana Carolina desenvolveu o projeto a fim de promover a interação dos alunos portadores de deficiência visual. A ideia surgiu por causa de um aluno, o Lucas, quando Ana ministrava aulas numa escola da rede pública de Conselheiro Lafaiete. Por não enxergar, Lucas deixava de participar das atividades da educação física. “Tive que buscar alternativas para ajudar o Lucas. Então me inspirei no esporte paraolímpico Goalball, em que a bola possui guizos. Comecei a fazer com que as outras crianças também participassem de olhos vendados, para vivenciar um pouco da realidade dos portadores de necessidade visuais”, afirmou.

Fonte: Barbacena Online