21 de setembro: Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Hoje, 21 de setembro, o Brasil celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. No país, cerca de 24,5 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência e lutam por seus direitos.

Este ano, o governo federal aproveitou a oportunidade e, por meio de seu quadro representativo, prestou homenagem ao Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), que não mede esforços para promover a conscientização e o desenvolvimento através do esporte.

“Estou muito feliz que o desporto tenha sido lembrado. O esporte é um mecanismo de inclusão social, promoção da saúde e exercício da cidadania”, declarou o Presidente do CPB, Andrew Parsons, no Plenário da Câmara, durante a homenagem.

Atualmente colocado entre as dez melhores nações paraolímpicas do mundo, o Brasil pretende ficar entre os cinco maiores até 2016, quando o Rio de Janeiro receberá os Jogos Paraolímpicos.

No próximo mês de novembro, mais de 200 atletas vão representar o País nos Jogos Parapanamericanos de Guadalajara 2011, no México. O objetivo da delegação é chegar a mais de 228 medalhas e superar o número consquistado no Parapan do Rio 2007, quando o Brasil foi o primeiro colocado no quadro geral de medalhas.

Fonte: IPC