CPB e CBBC recebem homenagem em comemoração ao Dia Nacional de Luta das Pessoas Com Deficiência

Andrew Parsons, presidente do CPB, marcará presença no evento
CPB e CBBC recebem homenagem em comemoração ao Dia Nacional de Luta das Pessoas Com DeficiênciaFoto: Divulgação/CBBC

Em comemoração ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, a Câmara dos Deputados terá uma programação especial . De  19 a 30 de setembro as visitas às instalações da câmara serão oferecidas nas modalidades tátil, para deficientes visuais e em libras para os auditivos. Entre os dias 21 e 30 a exposição itinerante “Memorial da Inclusão: os caminhos da pessoa com deficiência” estará no Salão Branco do Congresso Nacional.

Na abertura das atividades, que acontece na próxima segunda (19), haverá uma Sessão Solene no Plenário Ulysses Guimarães para homenagear algumas entidades que bravamente vêm lutando em prol da melhoria da qualidade de vida, da inserção social e em defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Entre as instituições, serão reconhecidos os esforços da Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas (CBBC) e do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB).

Estarão presentes no evento o Presidente do CPB, Andrew Parsons, a presidente da CBBC, Naíse Pedrosa, e a Vice Presidente da CBBC e Deputada Federal, Rosinha da Adefal, que é também Presidente da Frente Parlamentar do Congresso Nacional em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

Paradesporto 
O reconhecimento de honra ao mérito, que será concedido à CBBC  e ao CPB é um reflexo do trabalho de fomento e incentivo ao esporte que, enquanto ferramenta bem utilizada, é capaz de gerar transformações importantes na vida de muitos deficientes. Através da parceria entre as duas instituições, o Brasil será representado nos jogos Parapan-Americanos do México, com seleções masculina e feminina de basquete em cadeira de rodas com excelente nível técnico, buscando vaga para Londres 2012.

O desenvolvimento de todo o trabalho é planejado pelas atuais gestões com foco no sonho das Paraolimpíadas do Rio de Janeiro em 2016. O incentivo às modalidades Paraolímpicas é hoje de fundamental importância, pois este é o momento de preparação onde o esporte precisa  cada vez mais de incentivos. “Todos os campeonatos regionais e nacionais necessitam ser realizados, nossas seleções precisam estar presentes nas competições internacionais e terem as melhores condições de treinamentos, além dos equipamentos de ponta que são fundamentais para este tipo de modalidade. Só assim formaremos e descobriremos novos atletas e teremos sempre seleções de alto nível”, explica a Presidente da CBBC, Naíse Pedrosa.

Dessa forma, a homenagem da Câmara dos Deputados  é recebida com muito orgulho e renova as esperanças de que mais atenção e incentivos sejam dados ao paradesporto que, infelizmente, ainda carece de recursos.

Fonte: CBBC