Subcomissão vai elaborar plano de fiscalização das obras e serviços

A subcomissão da Copa do Mundo de 2014 e Olimpíada e Paraolimpíada de 2016 deve escolher como vice-presidente o senador Zezé Perrela (PDT-MG), e pode realizar um ciclo de debates, com audiências públicas a cada 15 dias, para discutir temas como transparência e acessibilidade no evento.

Foi o que adiantou à Agência Senado a presidente da subcomissão, senadora Lídice da Mata (PSB-BA), mesmo com o cancelamento da reunião de planejamento marcada para esta quarta-feira (14).

Ela pretende apresentar no próximo encontro, que ficou agendado para a terça-feira (20), um plano de trabalho para a realização desse ciclo. Seriam avaliados pelos parlamentares temas como: Copa Verde, ou a sustentabilidade do evento; Rede de Proteção Social, em especial a questão das políticas de acessibilidade; Qualificação empresarial e profissional e impactos do evento sobre a tecnologia da informação; e a Transparência. A senadora também salientou a necessidade de se iniciar a discussão sobre as Olimpíadas, já que em curto prazo todos os esforços até então estão concentrados no evento de 2014.

Lídice da Mata também explicou que está visitando as cidades-sede da Copa, como parte da programação do 2º Fórum Legislativo das Cidades-Sede da Copa do Mundo de Futebol de 2014. A próxima cidade a receber o grupo de parlamentares é Natal (RN), no dia 26, e na sequência, Rio de Janeiro (10 de outubro) e São Paulo (24 de outubro).

O Fórum Legislativo é iniciativa é das Comissões de Turismo e Desporto (CTD) da Câmara, e de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), do Senado – a qual a subcomissão está subordinada – com o apoio do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) e dos ministérios do Esporte e do Turismo.

Elina Rodrigues Pozzebom / Agência Senado