Atividades da Semana da Mobilidade começam em São Paulo

Na próxima quinta-feira (22) acontece o Dia Mundial Sem Carro. É o dia em que cada motorista pode buscar alternativas de locomoção e deixar o carro na garagem para se manifestar em favor de cidades com mais mobilidade e menos poluição.

Para comemorar a data, começa amanhã a Semana da Mobilidade em São Paulo. Com o slogan“Descubra uma cidade melhor”, a programação propõe debates e manifestações sobre o tema. A primeira atividade é o seminário “A mobilidade urbana e os modais não motorizados – pedestres/ciclistas”, na Câmara Municipal de São Paulo.

No domingo, dia 18, o Movimento Boa Praça promove oficinas de manutenção de bicicletas na zona oeste. Na quarta, será lançada a 5ª Pesquisa Nossa São Paulo/Ibope sobre Mobilidade Urbana, com informações sobre tempo gasto no trânsito, transporte coletivo e uso do carro na cidade.

No dia 22 (o Dia Mundial Sem Carro), um dos destaques são as “Vagas Vivas” – intervenções culturais em vagas de estacionamento que tem como objetivo criar um espaço de convivência inusitado na paisagem urbana. (Na madrugada de hoje para amanhã, para marcar o início da Semana da Mobilidade, o pessoal do Setembro Verde – outro evento voltado à sustentabilidade que acontece em São Paulo durante todo o mês – fará a Vaga Viva na região do Baixo Augusta com atividades como graffite, desfiles e projeção de filmes.)

A Semana será encerrada no sábado, 24, com a passeata “A Cidade é Nossa: Passeata pelo Plano de Mobilidade Sustentável de São Paulo”, com concentração no vão do MASP, na Avenida Paulista, às 15h.

Veja a programação completa da Semana!

Fonte: Super Abril