Brasil é grande campeão do Desafio Internacional de Fut 5

O Desafio Internacional de Futebol de 5 terminou neste domingo com a seleção brasileira no lugar mais alto do pódio. Uma participação brilhante no evento teste para os Jogos Parapan Americanos de Guadalajara. A competição recebeu as seleções do México, Argentina, Brasil e Espanha. A seleção canarinha venceu a rival Argentina por 2×0, num jogo tenso.

“Estamos muito felizes com o título do Desafio. Nosso maior objetivo é testar a seleção, hoje experimentamos vários atletas que estarão no Parapan. Ficamos satisfeitos, conseguimos descobrir a função de cada jogador em campo. Estamos certos do time que vai entrar no México e acredito que vamos chegar nas semifinais”, comemora o técnico da seleção brasileira Ramon Pereira.

O grande herói da partida Brasil e Argentina foi goleiro Fabio Luiz. Ele defendeu diversos lances de bolas paradas no jogo. A torcida vibrou muito em cada defesa. No fim da partida a criançada elogiou, pediu autógrafo e umas dicas de como defender tão bem. A atuação também chamou a atenção dos técnicos que elegeram Fabio o melhor goleiro da competição. A emoção foi tão grande ele perdeu a conta de bolas defendidas.

“Na verdade não sei quantos gols evitei, treinamos muito para isso. A seleção tem uma equipe muito forte. Normalmente não temos tanto espaço porque o Brasil não deixa as bolas chegarem atrás. Hoje foi um jogo atípico e precisei fazer muitas defesas“, explica o goleiro Fabio Luiz.

Autor do primeiro gol do Brasil o defensor Cássio, nome forte na seleção, elogiou o nível da competição e falou da importância da união do grupo.

“Foi um grande passo na preparação para o Parapan. Saímos daqui com a sensação de 1º parte do dever cumprido. Estamos muito unidos, o grupo esta muito bem. Fiquei muito feliz com o resultado”, comenta Cássio autor do primeiro gol.

O Desafio Internacional de Futebol de 5 recebeu entre os dias 7 e 11 de setembro, recebeu as melhores seleções da modalidade numa competição com disputas de alto nível.

“Tenho certeza que a competição foi muito importante para todas as seleções participantes. Para os espanhóis o jogo foi muito importante pois no fim do mês eles disputam o campeonato europeu que é classificatório para Londres. Para os outros times o evento foi um grande teste para os Jogos Parapan Americanos de Guadalajara”, explica Sandro Laina, presidente da CBDV – Confederação Brasileira de
Desportos de Deficientes Visuais.

O evento contou com o patrocínio da Loterias Caixa, foi organizado pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) e pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB).

Sobre o Futebol de 5 
As partidas são disputadas por jogadores deficientes visuais. Os jogos acontecem em campos de grama sintética com bandas laterais e a bola tem guizos internos para que os atletas consigam localizá-la. Há ainda um guia, o chamador, que fica atrás do gol, para orientar os jogadores.
O Futebol de 5 no Comitê Paraolímpico Brasileiro tem como patrocinador a Loterias Caixa.

Resultados Jogos

07/09
Brasil  4 x 0 México
Espanha 0 x 0 Argentina

08/09
Brasil 1 x 0 Argentina
Espanha 2 x 0 México

09/09
Brasil 2 x 0 Espanha
Argentina 3 x 0 México

10/09
Brasil 2 x 0 México
Argentina 3 x 1 Espanha

11/09
Espanha 2 x 1 México
Brasil 2 x 0 Argentina

Gols 
Ricardinho – Brasil  – 4
Silvio Velo – Argentina – 4
Jose Lopez – Espanha – 4
Cássio – Brasil –  3
Jefinho – Brasil – 2
Marquinho – Brasil – 1
Gledson Barros – Brasil – 1
Adolfo Acosta – Espanha – 1
David Peralta – Argentina – 1
Oscar Asiar – Argentina – 1
Rubicel Torres – México  – 1

Fonte: CPB