Seleção já está na China para Mundial de Paratriathlon

Após o sucesso dos Jogos Paraolímpicos de 2008, Pequim se tornou referência mundial em termos de acessibilidade e de esporte adaptado. Não à toa, a cidade recebe nesta semana o Campeonato Mundial de Paratriathlon, que reúne os melhores atletas do mundo na modalidade. Serão mais de 15 países na disputa e o Brasil contará com uma delegação de 11 pessoas, sendo seis atletas.

Rivaldo Martins, técnico da equipe, acredita que os brasileiros podem fazer um bom campeonato e lembra da importância de o País crescer na modalidade, uma vez que o Paratriathlon se tornou esporte paraolímpico e vai estrear nos Jogos do Rio 2016.

“Estamos indo com uma equipe de primeira. Estou muito confiante de que podemos voltar com algumas medalhas na bagagem e, principalmente, com muita experiência. Queremos realizar um grande trabalho nos próximos anos e estrearmos nas Paraolimpíadas do Brasil como um dos principais países do paratriathlon mundial.”

Umas das maiores esperanças do Brasil é Angelo Borim, um dos grandes nomes do paratriathlon brasileiro na atualidade. O atleta treinou duro para a competição e compete em uma das categorias mais fortes da modalidade.

“Dediquei o último ano exclusivamente a este Mundial. Trazer uma medalha é o mínimo que posso fazer. Hoje o húngaro Peter Boronkay é o  grande nome a ser batido, ele foi o campeão da categoria nos últimos três anos”, explica Borim.

“O importante é que estaremos avaliando nosso nível em provas internacionais, ao lado dos melhores atletas do mundo”, complementa Rodrigo Feola, que também deve brigar por pódio em Pequim.

O estreante em Mundiais, Edson Dantas, já tem uma estratégia para tentar superar os adversários:

“Como eu era maratonista, minha corrida não é o problema. Sei que devo focar na bike e na natação e tentar reduzir meus tempos de transições”.


Veja abaixo os nomes dos integrantes da delegação brasileira:

André Szucs – Atleta
Angelo Borim – Atleta
Edson de Oliveira – Atleta
Fernando Aranha – Atleta
Roberto Carlos Silva – Atleta
Rodrigo Feola e guia Leando Ferreira
Roberto Menescal – Chefe de delegação
Rivaldo Martins – Técnico
Rodrigo Milazzo – Assistente técnico
Roberto Nahom – Médico

Fonte: CPB