Brasil recebe desafio internacional de futebol de 5

A pouco mais de dois meses dos Jogos Parapanamericanos de Guadalajara, o Rio de Janeiro se prepara para receber grandes disputas do futebol de cegos. O Desafio Internacional de Futebol de 5, que acontecerá entre os dias 7 e 11 de setembro, conta com o patrocínio da Loterias CAIXA e é considerado um evento teste para a os Jogos no México. As partidas prometem, já que os atletas estão no pico do treinamento.

“O maior intuito do evento é aquecer as disputas antes dos Jogos de Guadalajara. Essa é uma ótima forma de prepararmos os atletas. A única seleção que não estará no Parapan é a da Espanha, que também está num ‘esquenta’ para o campeonato europeu, que será disputado no fim de setembro”, explica Sandro Laina, presidente da Confederação de Desportos para Deficientes Visuais (CBDV).

Aproveitando a presença da Seleção Brasileira de Futebol de 5 na Cidade Maravilhosa, a CAIXA – em parceria com o Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), a Barcas S/A e o Shopping Bay Market – promoverá nesta terça-feira, 6, dois grandes encontros. O público poderá ver de perto os maiores jogadores cegos do mundo (bicampeões paraolímpicos) e ter a experiência de estar na pele de um deles. As pessoas que pegarem a barca, trajeto Rio de Janeiro-Niterói, às 11h30, e passarem pelo Shopping Bay, às 16h30, terão a oportunidade de tentar o chute a gol num minicampo que será montado nos dois locais. Além da interação com os craques haverá distribuição de brindes.
As seleções convidadas têm um currículo forte. Os espanhóis estão em segundo no ranking mundial. Argentina ocupa a sétima colocação e é a eterna rival dos brasileiros. Os mexicanos não possuem um currículo extenso, mas se preparam para receber os times em casa, no Parapan. O Brasil é o atual campeão mundial e paraolímpico.

Os Jogos acontecerão na Associação dos Niteroienses dos Deficientes Físicos (Andef), em Niterói. O evento é organizado pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) e pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), com patrocínio da Loterias CAIXA.

Sobre o Futebol de 5
As partidas são disputadas por jogadores deficientes visuais. Os jogos acontecem em campos de grama sintética com barras laterais e a bola tem guizos internos para que os atletas consigam localizá-la. Há ainda um guia, o chamador, que fica atrás do gol, para orientar os jogadores.

O Futebol de 5 no Comitê Paraolímpico Brasileiro é patrocinado pela Loterias CAIXA.
AÇÕES NESTA TERÇA-FEIRA, 5
11h30 – Barca Praça XV-Niterói
16h30 – Shopping Bay (Rua Visconde do Rio Branco, 360)

INFORMAÇÕES 
Desafio Internacional de Futebol de 5
Data: 7 a 11 de setembro
Local: Andef – Estrada Velha de Maricá, 4830, Rio do Ouro – Niterói (RJ)
Participantes: Brasil, Argentina, México e Espanha
JOGOS
Dia 7/9 – Quarta-feira

Jogo 1 – 15h – Brasil x México
Jogo 2 – 16h30 – Espanha X Argentina

Dia 8/9 – Quinta-feira
Jogo 3 – 15h – Brasil x Argentina
Jogo 4 – 16h30 – Espanha x México

Dia 10/09 – Sexta-feira
Jogo 5 – 15h – Brasil x Espanha
Jogo 6 – 16h30 – Argentina x México

Dia 11/09 – Sábado
Jogo 7 – 9h – 1º Lugar x 4º Lugar
Jogo 8 – 11h – 2 Lugar x 3º Lugar

Dia 12/09 – Domingo 
Jogo 9 – 9h – Definição 3º lugar – Perdedor jogo 7 x Perdedor jogo 8
Jogo 10 – 11h – Final – Vencedor jogo 7 X Vencedor jogo 8

Fonte:CPB