Circuito reunirá melhores atletas do país neste fim de semana

Na primeira Etapa Nacional do Circuito Loterias CAIXA 2011, no inicio de agosto, mais de 500 atletas de todo o País entraram na pista, caíram na piscina e levantaram muito peso para tentar o índice qualificatório para os Jogos Parapanamericanos de Guadalajara – que serão disputados em novembro, no México. Tamanha motivação resultou na quebra de mais de 50 recordes brasileiros e três mundiais. Última chance de garantirem a marca que poderá levá-los à maior competição das Américas para atletas com deficiência, a segunda Etapa Nacional do Circuito promete maiores emoções. As provas acontecerão neste fim de semana, 3 e 4 de setembro, em São Paulo (SP).

odair recorde mundial sp

Além dos 24 recordes brasileiros quebrados na natação (sem contar os da classe S14), os 33 no atletismo e três no halterofilismo, a última etapa foi marcada pela superação de três marcas mundiais. Odair dos Santos, que bateu dois (800m e 1.500m rasos T11), garantiu que trabalharia para conquistar o melhor tempo do planeta, em sua classe, nos 5.000m. O paulista conquistou medalhas em Paraolimpíadas na classe T12, mas por ter uma doença degenerativa na visão (retinose pigmentar) perdeu o restante que tinha e teve que ser reclassificado no segundo semestre de 2010.

“Eu era o dono da melhor marca na prova quando era T12 e quero conquistá-la agora na T11”, avisou o melhor fundista cego do mundo.

O guia Carlos Antônio Santos, que correu com Odair todas as provas em que o atleta conquistou a melhor marca do mundo, comentou que a dupla adotou uma estratégia diferente, que será revelada apenas depois que o recorde for quebrado.

“Podemos esperar uma competição bem disputada. Os atletas estão muito concentrados. Sem dúvida será a competição mais importante do ano no Brasil, antes dos Jogos Parapanamericanos”, ressalta o diretor técnico do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), Edílson Tubiba.

A competição reunirá ainda grandes nomes do paradesporto brasileiro como os medalhistas paraolímpicos Daniel Dias, Andre Brasil, Edênia Garcia, Terezinha Guilhermina, Lucas Prado e Odair dos Santos.

Fonte: CPB

Anúncios