Atletas paraolímpicos trazem 54 medalhas para Sergipe

Sergipe conquistou 54 medalhas nas Paraolimpíadas Escolares 2011, que aconteceram entre os dias 27 e 30 na cidade de São Paulo. O resultado deixou o Estado, representado por 34 jovens atletas, em 9º lugar, com 7 medalhas de ouro, 11 de prata e 36 de bronze. Nesta edição do evento, participaram 1211 competidores.

O desembarque dos estudantes na capital ocorreu na quarta-feira, 31 de agosto, e foi marcado pela emoção. Na competição, o desempenho dos sergipanos começou a despontar já no primeiro dia, quando foram conquistadas 16 medalhas, sendo três de ouro, sete de prata e seis de bronze. O destaque ficou para o Atletismo, pois os para-atletas Iara Beatriz, nos 100 metros rasos; Alisson da Silva, no arremesso de peso, e Josevan da Silva, nos 50 metros costas, conquistaram o primeiro lugar do pódio.

O maior evento do gênero da América Latina é realizado pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e pela Prefeitura Municipal de São Paulo. Os participantes são alunos com deficiência física, visual ou intelectual, com faixa etária entre 12 e 19 anos, matriculados em escolas do ensino fundamental, médio ou especial.

Os estudantes disputaram nas modalidades tênis em cadeira de rodas, voleibol sentado, atletismo, futebol para cegos, futebol para paralisados cerebrais, judô, goalball, bocha, natação e tênis de mesa.

Fonte: Cinform