Alivie suas reações

Por Roberta Lobato*, consultora em psicologia

Agenda de trabalho intensa, dias curtos demais para as atividades que precisam ser cumpridas, noites mal dormidas, falta de momentos de lazer com a família e com os amigos. Você passa por tudo isso? Se sim, não é o único, mas saiba que essa rotina desgastante reforça o tão falado estresse físico e emocional. E com ele vem junto o consequente desequilíbrio entre corpo e mente.

Mas, afinal, o que é o estresse? Como e de que maneira ele interfere no seu cotidiano? Por definição, o estresse é um processo pelo qual notamos e respondemos a eventos (estressores). Eles podem ser percebidos como danosos, ameaçadores ou desafiadores.

O impacto do estresse na saúde depende de sua frequência e duração. Em um nível elevado, o processo afeta tanto sua vida pessoal como profissional. Pesquisas identificam uma lista extensa dos efeitos emocionais e psicológicos causados pelo estresse. Dificuldade de concentração, cansaço mental, indiferença emocional, agressividade, incapacidade de relaxar, perda de memória imediata e apatia. Também prejudica a criatividade e a produtividade, provoca crises de ansiedade, humor deprimido, diminuição da libido e problemas de ordem física.

Deu para notar a quantidade de consequências desagradáveis? Então combata esse processo transformando seu dia a dia. Alimente-se de forma equilibrada. Pratique exercícios físicos com orientação. Aprenda a avaliar e priorizar suas atividades de acordo com suas verdadeiras necessidades. Reflita sobre isso e comece agora. Mude para equilibrar seu corpo e sua mente!

*Roberta Lobato, praticante de corrida.
Psicóloga clínica, especialista em psicologia do esporte e hospitalar.
Psicóloga do esporte da equipe do Hospital do Coração, com atuação na Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica e no Centro e Obesidade.
Psicóloga da seleção brasileira de karatê, Rio de Janeiro 2007.
CRP 06/66469
e-mail: robertalobato@uol.com.br
Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100000810240535

 

Anúncios