Controle operado pela boca permite que tetraplégicos joguem videogame

Tetraplégico, Ruben Rios não consegue mover nenhuma parte do corpo do pescoço para baixo. Para jogar videogame, Rios usa um controle que combina comandos pela boca, tubos para sopros e um joystick operado na cabeça. “Depois da minha lesão, eu não tinha controle sobre nada”, afirmou Rios, que ficou tetraplégico em 1988. Quando ele começou a usar o controle pela boca, em 1991, isso mudou. “Foi um alívio desfrutar de algo no mesmo nível dos meus amigos”, disse (Foto: Jae C. Hong/AP)

O controle pela boca foi uma invenção do engenheiro americano Ken Yankelevitz. Ele começou a trabalhar com os dispositivos para deficientes em 1981, para o console Atari. Com o passar do tempo, Yankelevitz adaptou o controle para plataformas mais complexas, como Xbox e PlayStation (Foto: Jae C. Hong/AP)

 

Hoje, tetraplégicos têm 12 diferentes ações que podem jogar com a boca. Com a chegada do aniversário de 70 anos de Yankelevitz, jogadores com deficiência dizem temer que nenhuma outra pessoa substitua o engenheiro, que tem produzido controles para tetraplégicos há 30 anos.

Fonte: Start Select