Show de bola: Para-atleta faz palestra sobre importância da vacinação

Cerca de 100 alunos da escola municipal Desembargador Silvino Bezerra Neto, localizada em Bela Parnamirim, assistiram a palestra realizada, na tarde de quinta-feira pelo para-atleta Emanoel Marques dos Nascimento. O relato de vida dele, além de ser uma aula de superação é também uma oportunidade de conscientizar os jovens sobre a importância da vacinação contra a poliomielite.

Aos 37 anos, o para-atleta, que é natural de Caiçara do Norte, conta que desenvolveu a paralisia infantil com um ano e meio de vida. “Naquela época, eu só tinha tomado a segunda dose da vacina. Hoje a realidade é bem diferente, tendo em vista que as crianças já nascem imunizadas pelas mães que também são vacinadas. Mas a conscientização acerca da importância da prevenção à doença é fundamental”, destaca.

Filho de pescador, Emanoel conta que, com o incentivo do pai, enfrentou o medo imposto pelas limitações físicas e aprendeu a nadar e a pescar em alto-mar. “Meu pai sempre foi um grande incentivador na minha vida e nunca permitiu que eu acreditasse que meu problema físico pudesse me  impedir de fazer qualquer coisa. E ele estava certo”, destacou.

O para-atleta observa que são obvias as dificuldades enfrentadas por quem depende de cadeira de rodas e por isso enfatiza a necessidade de vacinação. “A mensagem que acho importante passar para os jovens é que os limites à nossa evolução são impostos por nós mesmos. Existem dificuldades, mas quando temos objetivos e queremos conquistar algo, basta lutar”, disse.

Emanoel Marques fala com propriedade. Ele começou a nadar profissionalmente em 2003 e desde então conquistou medalhas em todas as competições que participou.  Hoje coleciona 140 medalhas, das quais 103 são de ouro. “Quando comecei a competir, ocupava o 43º lugar no ranking mundial,  agora estou no 6º e 7º lugar e treinando para conquistar uma vaga para o Para-Pan que acontecerá no México”, revela ao contar sobre suas próximas metas.

Como todos os atletas, Emanoel Marques destaca as dificuldades para conseguir apoio financeiro e revela seu segredo. “Trabalho como mecânico de barcos de pescas porque não podemos depender dos patrocínios para nos manter, manter a rotina de treinos e participar de competições”.

SELO UNICEF

A palestra de Emanoel Marques do Nascimento integra a programação organizada pela coordenação de articulação de manutenção do Selo Unicef com o objetivo de envolver crianças e jovens nas ações sócio-educativas   como a mobilização em prol da vacinação contra a pólio que tem neste sábado o Dia D.

Para a articuladora do Selo em Parnamirim e titular da Fundação Parnamirim de Cultura, Raimunda Basílio, as crianças e os adolescentes são multiplicadores do conhecimento na sociedade. “Trazer esses assuntos para a escola é de fundamental importância para o crescimento social da sociedade”, disse a professora.

Responsável pela organização do evento na escola, a professora de Ciências, Ana Carolina Leiros, revela que o envolvimento dos estudantes a surpreendeu. “Durante toda a semana pesquisamos sobre o Emanoel, sobre o para-atletismo e também sobre a paralisia infantil. Eles elaboram perguntas sobre o tema, que foram selecionadas, porque não teríamos tempo de fazer todas. Sem dúvida esta atividade representou uma mudança de comportamento na turma formada por alunos do 6º ao 9º ano, com faixa etária entre 13 e 16 anos”, comentou.

http://www.parnamirim.rn.gov.br

Anúncios