Para-Pan 2011: Brasil já sabe quem irá encontrar na quadra de basquete

Considerado “o ano” para o basquete em cadeira de rodas, 2011 promete grandes emoções para a torcida brasileira. Valendo três vagas para as Paraolimpíadas de Londres 2012, o Parapanamericano de Guadalajara (México), em novembro, será o maior desafio das seleções verde-amarelas. Para já prepararem os países que disputarão a competição, foram definidas nesta quinta-feira, 16, as chaves do feminino e masculino.

 

No feminino, o Brasil ficou no Grupo A, junto com Canadá, Argentina e El Salvador. Já no masculino, o país caiu no Grupo B, com Estados Unidos, Argentina e Guatemala. O sorteio foi feito pela presidente da Federação Internacional de Basquete em Cadeira de Rodas (IWBF), Maureen Orchad, e a equipe técnica do Comitê Organizador dos Jogos Parapanamericanos (Copag), na presença de representantes das equipes do Brasil, USA, Canadá, México e Colômbia, durante o Seminário de Chefes de Missão do Parapan 2011, em Guadalajara.

“O Brasil caiu na chave mais difícil. Sabíamos que o Parapan não seria fácil e o sorteio é a confirmação disso. Queremos ficar entre os três primeiros para disputar Londres. Conseguimos isso no último Parapan (Rio 2007), em cima do México, e agora vamos tentar mais uma vez. Esse é o ano principal do basquete. Se a gente não atingir a meta, o ano que vem ficará com um vazio“, explica a técnica da seleção brasileira masculina de basquete em cadeira de rodas, Fátima Fernandes.

Após terminar a Copa do Mundo em Manchester (Grã-Bretanha), em maio, em quarto lugar, a seleção está ainda mais determinada a melhorar seus resultados.

“Perdemos para o Canadá, que é uma equipe muito forte e devemos enfrentá-la no Parapan. Agora estamos trabalhando e aguardando o convite oficial para a Copa Roswell, em agosto, nos EUA. Serão oito equipes, entre elas os EUA, segunda melhor seleção do mundo”, completa a técnica.

Confira as chaves do basquete em cadeira de rodas nos Jogos Parapanamericanos de Guadalajara:
MASCULINO
Grupo A
1 – Canadá
2 – México
3 – Colômbia
4 – El Salvador

Grupo B
1 – USA
2 – Brasil
3 – Argentina
4 – Guatemala

FEMININO
Grupo A
1 – Canadá
2 – Brasil
3 – Argentina
4 – El Salvador

Grupo B
1 – USA
2 – México
3 – Guatemala
4 –  Peru

Fonte: CPB

 

Anúncios