Para-atletas do Paraná visitam hospital de reabilitação

Na egunda feira (13), a equipe técnica do Hospital de Reabilitação Ana Carolina Xavier promoveu um encontro entre médicos, fisioterapeutas, pacientes e familiares e a equipe de para-atletas da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná (ADFP). O encontro foi organizado pela Secretaria Estadual da Saúde, UFPR, ADFP e Prefeitura de Curitiba.

“O objetivo foi mostrar às pessoas que estão fazendo tratamento de reabilitação no hospital que o esporte é um meio de inclusão na sociedade”, disse o secretário municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Irajá de Brito Vaz, que já foi para-atleta de natação.

Foi realizada demonstração de esportes adaptados, como a boccia, basquete de cadeira de rodas, esgrima, tênis de mesa, entre outros. “Essas iniciativas são fundamentais para que as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida voltem a ter estímulos para viver. Quando sofri o acidente que me deixou paraplégico, foi no esporte que encontrei o caminho para superar as dificuldades, disse Brito”.

Participaram do encontro Romeu Munaretto, representante da Secretaria Estadual da Saúde, Luiz Antonio Munhoz da Cunha, representantes da UFPR, a diretora-técnica do hospital, Luciane Vadez, e o presidente da ADFP, Mauro Nardini.

Fonte: Prefeitura de Curitiba

Anúncios