Disputas dos Jogos Paraescolares começam nesta sexta-feira na Paraíba

As modalidades dos Jogos Paraescolares da Paraíba 2011 terão início da manhã desta sexta- feira (3), a partir das 8h. As disputas vão ocorrer na modalidade de bocha paraolímpica na sede da Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais), no bairro dos Bancários. No sábado (4), às 13h, será a vez da modalidade do goalball, na Funad.

Vários paraatletas de diversos colégios e entidades estarão participando pela primeira vez do evento, organizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), em parceria com a Secretaria de Educação.

Goalball – Modalidade praticada por atletas com deficiência visual, cujo objetivo é arremessar uma bola sonora com as mãos no gol adversário. No goalball, cada time joga com três jogadores e todos os atletas usam vendas nos olhos. Quando o time adversário faz um pênalti, um fica no gol e o outro arremessa, utilizando o tato e a audição.

Bocha – Estreou no programa paraolímpico oficial em 1984, na cidade de Nova Iorque, com disputas individuais no feminino e masculino. Competem na bocha paraolímpica paralisados cerebrais severos que utilizem cadeira de rodas. O objetivo do jogo é lançar bolas coloridas o mais perto possível de uma bola branca chamada de jack (conhecida no Brasil como bolim). É permitido o uso das mãos, dos pés ou de instrumentos de auxílio para atletas com grande comprometimento nos membros superiores e inferiores. Há três maneiras de se praticar o esporte: individual, duplas ou equipes. 

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios