Botafogo anuncia inédita parceria para os esportes paraolímpicos

No dia em que recebeu o Grande Prêmio Brasil de Atletismo pela terceira vez em seu estádio, o Botafogo aproveitou para anunciar uma sensível e importante parceria com o Instituto Superar, que transformará o Alvinegro no clube paraolímpico mais vitorioso do mundo. Nomes como o do nadador Daniel Dias, os velocistas cegos Terezinha Guilhermina e Lucas Padro e o judoca Antônio Tenório vestirão o uniforme do Botafogo/Superar. Ao todo, serão 47 atletas envolvidos e 23 medalhas de ouro em Jogos Paraolímpicos e Campeonatos Mundiais.

Muito satisfeito com a união, o presidente do clube, Mauricio Assumpção, vibrou com a iniciativa e garantiu que, mesmo antes de começar, a união entre o Botafogo e o Insitiuto já pode ser considerado um grande sucesso.

– Aproveitamos esse dia muito especial para lançar a parceria com o Instituto Superar, que cria a equipe paraolímpica mais vitoriosa da história do esporte mundial. Vamos dar o pontapé inicial para criar esse time, que já nasce vitorioso pela quantidade de medalhistas que temos aqui – disse o presidente.

Marcos Malafaia, presidente do Instituto Superar, considerou o feito desta tarde histórico. Emocionado, ele exaltou a iniciativa do clube carioca e garantiu que todos os atletas estão felizes e ansiosos para defender o Botafogo.

– Hoje é um dia histórico. O esporte paraolímpico brasileiro jamais teve uma marca centenária como a do Botafogo disposta a abraçar o paradesporto dessa forma. A vontade é de começar logo. Estamos trazendo para o clube a excelência do paradesporto – disse Malafaia, que explicou os motivos que o convenceram a se unir com o Alvinegro – Primeiro, o Botafogo tem uma gestão muito séria, coisa que não é fácil encontrar. Segundo, o clube tem hoje o melhor equipamento de atletismo do Brasil e terceiro, claro, o brilho dessa marca. Podem ter certeza que cada um desses atletas vai fazer o melhor para defender – completou o presidente do instituto.

Roseane Ferreira dos Santos, a Rosinha do lançamento de disco e arremesso de peso, que não possui esquerda, falou, com muita satisfação, em nome de todos os 47 “reforços” do Alvinegro. Ela garantiu que todos vão trabalhar duro para fazer a estrela solitária brilhar ainda mais.

– A maioria dos clubes podem achar que os atletas paraolímpicos não são de nível. Mas o Botafogo abraçou o Instituto Superar. Pode ter certeza, essa estrelinha que agora está no nosso peito, vai ser honrada com garra e determinação. Todos nós somos profissionais. Obrigada por acreditar. A gente vai bater mais recordes ainda. Hoje, já vamos dormir pensando em defender essa camisa – disse a atleta.

A parceira entre o Botafogo e o Instituto é de um ano, mas Mauricio Assumpção já garantiu que tem interesse em prolongar a união.

Fonte: Globo.com