Rio hospeda seminário por locais de treinamento para 2016

O Comitê Organizador da Olimpíada do Rio 2016 recebeu nesta segunda-feira os representantes de 355 instalações que foram pré-selecionadas para a primeira fase do processo de cadastramento e seleção de locais de treinamento anterior aos Jogos Olímpicos. Os escolhidos, de 150 municípios, participaram de um seminário de orientação na Escola Naval do Rio de Janeiro para orientá-los a respeito das próximas fases do processo de seleção.

“Os Jogos são no Rio, mas pertencem ao Brasil. Essa é a oportunidade para qualificarmos essas instalações e desenvolver o esporte nas cinco regiões do país, além de promover o turismo nas cidades que forem cadastradas. É isso que ficará para a população e para as gerações futuras”, declarou Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Organizador do Rio 2016 e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Nuzman foi apenas uma das autoridades a participar do seminário. Além dele, estiveram na Escola Naval o Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e o presidente do Comitê Paraolímpico das Américas, Andrew Parsons. Cabral destacou o legado olímpico que está sendo construído em eventos como o processo de seleção para locais de treinamento.

“A grande argumentação da campanha de candidatura do Rio era a de que podíamos deixar um legado para o Rio, para o Brasil e para a América do Sul com os Jogos Olímpicos. Esse processo já é parte da construção desse legado”, disse o governador do Rio.

Segundo Agberto Guimarães, diretor de esportes do Rio 2016, parte dos interessados em ocupar as vagas teve dificuldades em preencher os formulários de inscrição. Por isso, o comitê organizador decidiu ampliar até 30 de maio os prazos para aqueles que não forneceram todos os documentos ou as informações requisitadas.

O processo de seleção apontará locais que poderão receber atletas de delegações internacionais, em espaços para aclimatação e treinamentos. Dividido em 11 etapas, o evento se encerrará em janeiro de 2012 com a assinatura do Termo de Compromisso por instalações que cumprirem as exigências do regulamento.

Fonte: Terra