Ibiúna – Nadador paraolímpico vai para Argentina competir

Ibiúna contará com um atleta no Open Argentina de Natação, que acontece entre os dias 26 e 29 de maio, em Buenos Aires. Fernando Joaquim dos Santos, 34 anos, morador do Paruru, representará o município pelo paraolímpico. É a primeira vez que o atleta vai a uma disputa internacional.

Fernando possui muitas premiações, entre elas uma do Circuito de Natação da Caixa, onde ganhou duas medalhas de bronze nos 50 metros e revezamento. Na Argentina, o nadador concorrerá pelos 200m, 100m e 50m livres mais 50m costas. “Estou muito feliz em representar a cidade no exterior. Quero trazer na bagagem medalhas para Ibiúna” e ressaltou “Tem muitas pessoas que preferem ficar em casa do que superar seus limites e conseguir alcançar os objetivos”. Fernando ficou paraplégico em 2010 e desde então encontrou na natação uma maneira de melhorar seus movimentos, sua vida e sua saúde. “Ele é um exemplo de superação e força de vontade. Sentimos orgulho de possuir no município uma pessoa como o Fernando”, destacou o secretário de esporte, Adalberto Marcicano.

Além desta competição, Fernando já está escalado para equipe paraolímpica dos jogos regionais, que será em julho, na cidade de Itapetininga. Ele e outros competidores portadores de necessidades especiais irão com a Secretaria de Esporte e Lazer competir pelo município.

Fonte: Guia São Roque