Circuito Regional Loterias Caixa voltará à Capital Federal

Após hiato de um ano, a cidade de Brasília volta a receber uma etapa do Circuito Loterias Caixa de Atletismo, Halterofilismo e Natação. Entre os dias 27 e 29 de maio, os brasilienses poderão acompanhar mais de 600 atletas de oito estados (todos da região Centro-Oeste mais Minas Gerais, Espírito Santo, Acre e Rondônia) na luta por vagas na etapa nacional.
Desde 2010, atletas que obtêm 70% do recorde mundial de sua prova, em média, se classificam para as três etapas nacionais do Circuito, que reúnem os melhores atletas do país de atletismo, halterofilismo e natação. Assim, as fases regionais servem como momento de observação e detecção de talentos.
Esta será a terceira etapa do Circuito em 2011. A primeira aconteceu em Fortaleza, no mês de março, e reuniu atletas de 12 estados. A capital cearense foi sede de uma etapa Norte/Nordeste histórica: 29 recordes brasileiros foram quebrados, maior número da história da regional.
Em abril, foi a vez de Curitiba receber uma etapa do Circuito. A regional Rio-Sul contou com mais de 500 atletas e teve como destaque os atletas Flávio Reitz, do altetismo, e Susana Schnarndorf, da natação. Juntos, os dois quebraram seis recordes nacionais.
Em Brasília, a expectativa é de mais um grande evento. A etapa deste ano contará com cem atletas a mais do que na última edição: 626 agora, contra 526 na passada.
Em 2011, a competição cresceu. Desta vez, são quatro etapas regionais, uma a mais do que no ano passado, e três nacionais. Isso porque São Paulo deixa de fazer parte da etapa Centro-Sul e ganha uma regional exclusiva, por ser o estado com o maior número de atletas do país.
No halterofilismo, a única diferença é que as etapas regionais são abertas a atletas de todo o país para que possam buscar a marca para participar da fase nacional da competição.
Para Andrew Parsons, presidente do CPB, o crescimento do Circuito é um sinal da evolução do esporte paraolímpico no país:
“O Circuito 2011 cresceu mais uma etapa devido ao enorme sucesso de participação dos clubes brasileiros. A competição acontece logo após excelentes participações do Brasil nos mundiais das modalidades, ano passado, e em um ano muito importante, já que teremos o Parapanamericano de Guadalajara, no México, em novembro. Além disso, este ano é fundamental na preparação brasileira para os Jogos de Londres 2012”.
As competições acontecem no sábado, 28, e no domingo, 29. As provas de atletismo ocorrerão no CIEF (SGAS 907/908 sul), as de halterofilismo no Hotel Nacional (SHS, Quadra 1, Bloco A) e as de natação no DEFER (Setor de Esporte Norte).
Fonte: Esporte de A a Z
Anúncios