Maurren Maggi faz melhor marca do ano em estreia da nova pista de atletismo do Ibirapuer

A melhor marca do ano no salto em distância, feita pela campeã olímpica Maurren Maggi, coroou a reinauguração da pista do Estádio Ícaro de Castro Mello, no Ibirapuera(SP). A brasileira cravou 6,89 m e ficou com o ouro no GP Caixa/São Paulo Internacional de Atletismo. A façanha, segundo a Federação Internacional de Atletismo (IAAF), é a melhor do ano. Em 2011, Maurren tentará o tri dos Jogos Pan-Americanos e uma medalha no Mundial de Daegu, na Coreia do Sul.

A pista, já aprovada para receber a certificação Classe 1, a máxima concedida pela lAAF, ajudará a todos os atletas que buscam quebrar marcas, de acordo com a campeã olímpica.

“A pista está ótima, de nível internacional. As outras meninas também foram bem hoje (domingo) e eu espero que outros eventos como esse ocorram no Ibirapuera, na nova pista”, revelou Maurren Maggi, líder do ranking mundial de salto em distância.

O Estádio Ícaro de Castro Mello foi totalmente reformado, recebendo novas cadeiras na área do público, 470 refletores para eventos noturnos com transmissão em HDTV, novo gramado no campo de futebol, pintura das arquibancadas e, o principal, uma pista de atletismo moderníssima. O piso sintético, Regupol, foi importado da Alemanha e é o mesmo que a Recoma instalou na pista do Centro Olímpico de São Paulo, também Classe 1.

O velocista inglês Dwain Chambers, ouro no GP Caixa São Paulo Internacional de Atletismo nos 100 metros rasos, também elogiou a nova pista e prometeu voltar mais vezes para São Paulo.

“Eu achei a pista fantástica.As instalações são ótimas e o nível é internacional. Infelizmente, eu não estava preparado para competir em alto nível”, revelou Dwain Chambers, que mesmo assim fez 10s01.

O medalhista olímpico Vicente Lenílson é mais um a colocar a pista do Ibirapuera no patamar mais alto. Segundo ele, o atlestismo brasileiro é o maior vencedor. “Os atletas do Brasil sempre estiveram entre os melhores. A estrutura sempre existiu e a pista veio para aumentar o nível. Quem vem de fora, elogia. O importante é pensar em evoluir”, contou.

O também velocista Nelson André cravou a melhor marca pessoal nos 100 metros rasos com 10s18. O atleta classificou a pista como ideal. “É uma pista ótima para treinar e competir. Já saíram resultados bons na estreia e a tendência é melhorar com o tempo”, afirmou Nelson André.

Autoridades e ex-atletas elogiam instalações – A reinauguração do Complexo do Ibirapuera contou com a presença do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin e da vice-prefeita de São Paulo, Alda Marco Antonio. As autoridades visitaram todas as instalações entregues pela Recoma, cinco meses antes do prazo.

“São Paulo quer ser a capital mundial do esporte. Estou feliz por inaugurar a primeira fase do complexo e a última fase será inaugurada em dezembro. O compromisso do governo é tornar São Paulo, a capital mundial do esporte trazendo para o Estado alguns dos principais eventos, como a Liga Mundial de Vôlei e Mundial de Judô. O Clube da Atividade vai possibilitar que todos possam praticar atividade física”, listou o governador Geraldo Alckmin.