Brasil na Copa do Mundo BT Paraolímpica

No próximo dia 23, segunda-feira, 245 atletas de 34 países vão desembarcar em Manchester para a sétima edição da Copa do Mundo BT Paraolímpica, competição anual que conta com alguns dos maiores atletas com deficiência do mundo e engloba três modalidades: atletismo, natação e basquete em cadeira de rodas.

O Brasil terá representantes em duas modalidades. No atletismo, os atletas Alan Fonteles, Yohansson do Nascimento e Terezinha Guilhermina foram os convidados. No basquete em cadeira de rodas, a seleção brasileira masculina vai pensando na preparação para os Jogos Parapanamericanos e Paraolímpicos.

Para Edílson Rocha Tubiba, diretor técnico do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), a Copa é uma boa oportunidade para os atletas treinarem e conhecerem seus adversários.

“É uma etapa importante na preparação dos atletas, que terão a oportunidade de competir com atletas de alto nível e melhorar seus rendimentos, de olho no Parapan e na Paraolimpíada.”

O presidente do Comitê Paraolímpico Internacional (IPC), Sir Philip Craven, convoca o público a acompanhar

“Essa Copa do Mundo é um grande evento e é uma boa chance de vermos os maiores atletas do mundo em ação. Por conta da proximidade dos Jogos de Londres 2012, vai ser muito interessante de assistir”.

“Outro destaque da edição deste ano é a inserção da bocha e do vôlei sentado como eventos de exibição. É a primeira vez que isso acontece. Recomendo que as pessoas compareçam em peso, porque essa competição será um “aperitivo” do que acontecerá na Paraolimpíada de Londres, no ano que vem”, complementa Craven.

A Copa do Mundo BT Paraolímpica é apoiada pelo IPC, pela Federação Internacional de Basquete em Cadeira de Rodas (IWBF), pelo Comitê Paraolímpico da Grã-Bretanha e pelo Consulado de Manchester.

Fonte: CPB