SP ganha novo ginásio e pista de atletismo

A cidade de São Paulo ganhará, neste domingo(22), duas arenas esportivas de primeiro mundo. A reinauguração do Ginásio Geraldo José de Almeida e do Estádio Ícaro de Castro Melo , no complexo esportivo do Ibirapuera, terá a presença do governador Geraldo Alckmin e será marcada pelo GP Caixa/São Paulo Internacional, com atletas de 25 países. Entre eles, a medalhista olímpica de ouro, Maurren Maggi. A prova será disputada numa moderníssima pista, idêntica às melhores do mundo. Nesta sexta-feira (20), foram feitos dois eventos-teste de atletismo no local.

As obras no complexo esportivo do Ibirapuera começaram no final de setembro do ano passado e estão sob a responsabilidade da Recoma, empresa líder em infraestrutura esportiva no Brasil. Para antecipar o prazo previsto para outubro deste ano, a empreiteira trabalhou em dois turnos, sete dias por semana, com 340 funcionários, numa verdadeira força-tarefa.

“Fizemos um grande esforço entregar em pouco mais de sete meses estas duas arenas tão importantes para a cidade. Foi um trabalho de fôlego de recuperação estrutural de fissuras e rachaduras, tanto no ginásio como estádio. Conseguimos requalificar as duas áreas, com equipamentos modernos e de alta tecnologia”, comemorou Sérgio Schildt, presidente da Recoma.

Serão inaugurados também neste domingo dois novos ginásios de treino, construídos ao lado do estádio. Até outubro, serão entregues o ginásio Mauro Pinheiro e o complexo aquático Caio Pompeu de Toledo, cujas obras estão em andamento.

A empresa participou de todo processo para a reforma do complexo que tem 95 mil metros quadrados. As mudanças incluem a iluminação para competições noturnas e transmissão em HDTV, isolamento termoacústico na cobertura do ginásio, uma pista de atletismo de alto nível no estádio, drenagem e irrigação automática no campo de futebol, instalação de assentos plásticos em toda área de público e com encosto na área coberta.

“É uma das obras mais importantes dos 31 anos da Recoma pela complexidade e importância do Ibirapuera para a cidade. Sem contar que é uma área multiesportiva. A empresa teve um papel decisivo no processo, participando de todas as definições e conceitos. A reforma oferece condições ideais para São Paulo receber grandes eventos. Tudo foi feito de acordo com as normas das Federações Internacionais. Os atletas brasileiros terão condições de primeiro mundo”, explicou Sérgio Schildt.

Pista de atletismo Classe 1 – O Estádio Ícaro de Castro Melo foi totalmente reformado, recebendo novas cadeiras na área do público, 470 refletores para eventos noturnos com transmissão em HDTV, novo gramado no campo de futebol, pintura das arquibancadas e, o principal, uma pista de atletismo moderníssima, já aprovada para receber a certificação Classe 1, a máxima concedida pela IAAF -Federação Internacional de Atletismo.

O piso sintético, Regupol, importado da Alemanha, é o mesmo utilizado no estádio de Berlim, quando o jamaicano Usain Bolt bateu os recordes mundiais dos 100 e 200 metros rasos e 4x100m, no Mundial de 2009. A Recoma instalou esse mesmo piso na pista do Centro Olímpico de São Paulo, também Classe 1, inaugurada em julho do ano passado.

Além da pista, foram construídas uma nova area de saltos e outra de arremessos, uma rampa paradiso (para treinos de subidas e descidas) e uma rampa de acessibilidade.

O campo de futebol, inteiramente renovado, contou com um sistema de grama natural em rolos de carpete (big roll), que elimina muitas emendas. O sistema de irrigação do campo é automático.

Ginásios – O ginásio do Ibirapuera recebeu a maior reforma desde que foi inaugurado em 1957. A cobertura foi totalmente refeita. Externamente, o Geraldo José de Almeida recebeu placas isolantes termoacústicas e depois uma manta tensionada que eliminou os vazamentos e melhorou o aspecto estético do ginásio. Internamente, o teto recebeu 1.600 sonofletores, que evitam a propagação do som. A área foi inteiramente reformulada para permitir acessibilidade para pessoas com deficiência.

O piso, de poliuretano importado da Alemanha, foi ampliado a ponto de permitir jogos oficiais de tênis (nesta semana foi confirmado um torneio da ATP no local para novembro deste ano) e de outros esportes. O sistema de iluminação foi inteiramente reformulado com instalação de 3.000 lux (acima do pedido que era de 2.600 lux) que permitirá transmissões em HDTV. Todas as cadeiras foram trocadas e a tribuna de honra e cabines de imprensa também foram reformadas, entre outras benfeitorias. Ao todo foram reformados 46 banheiros só no ginásio.

Dois novos ginásios para treinamento foram construídos na área ao lado do Estádio Ícaro de Castro Melo. As quadras poliesportivas também têm piso de poliuretano importado.

Benfeitorias – O trabalho feito pela Recoma no Complexo Desportivo do Ibirapuera contou com os seguintes itens:

Ginásio
– Acessibilidade em todo ginásio
– Recuperação estrutural – fissuras e rachaduras
– Cobertura, moderna e sofisticada termo-acústico e vedação total do telhado
– 3 pisos de poliuretano importados da Alemanha (nos três ginásios)
– Novos assentos com encosto, cadeiras rebatíveis e poltronas de couro nas tribunas
– Iluminação para transmissão em HDTV – 3.000 lux
– Guarda corpo de policarbonato removível no entorno da arena para aumentar a área para eventos
– Tratamento termoacústico
– Revestimento impermeabilizante de todo telhado
– Impermeabilização das grandes calhas para o correto escoamento das chuvas
– Tratamento acústico interno e externo da arena
– Reforma de 46 banheiros
– Pintura externa e interna
– Pisos de poliuretano sobre manta de borracha revestidas de telas termoplásticas para maior flexibilidade e absorção de impactos

Estádio
– nova pista de atletismo com piso Regupol, classe 1
– nova área de salto e de arremessos
– Recuperação estrutural – fissuras e rachaduras
– reforma completa do campo de futebol com grama no sistema Big Roll (grama natural em rolos de carpete de até 30m x 1,5 m)
– Irrigação automática do novo gramado do campo de futebol
– cadeiras com encosto na área coberta – maior conforto ao público
– Rampa especial para pme na pista
– Rampa Paradiso – treinamento em subida (ao lado pista de atletismo)
– Pintura interna

Recoma cresceu 70% em 2010 – O ano de 2010 foi histórico para os 31 anos de vida da Recoma. A empresa teve faturamento 70% maior do que no ano anterior. Líder no mercado de infraestrutura esportiva, a Recoma tem 100 obras simultâneas em 12 estados brasileiros, com destaque para a reforma do Complexo Esportivo do Ibirapuera.

Com 600 funcionários, a Recoma é filiada à Abriesp – Associação Brasileira da Indústria do Esporte. Nos últimos meses, a empresa realizou diversas obras para clubes brasileiros como Palmeiras (reforma de ginásio e quadras de tênis), Corinthians (piso de salas do novo Centro de Treinamento), São Paulo (sala de ginástica) e Vasco da Gama (quadras).

Mais informações : www.recoma.com.br