Mil crianças participam do Desafio Internacional Paraolímpico Escolar em São Paulo

O esporte mostrou mais uma vez sua força. Mil crianças participaram, nesta sexta-feira, do 1º Desafio Internacional Paraolímpico Escolar Brasil x Chile, no primeiro evento teste da nova pista de atletismo do Ibirapuera.

José Antonio Martins Fernandes (presidente da Federação Paulista de Atletismo – FPA), Jorge Pagura (Secretário de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo), Adílson Pereira Ramos (presidente da Associação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais – ABDEM), Eduardo Anastasi (coordenador de esportes do Estado de São Paulo), entre outras autoridades, marcaram presença na abertura das atividades do complexo.


Crianças de 15 instituições de ensino de São Paulo, uma de Minas Gerais, além de integrantes de escolas chilenas foram para a pista nas provas de 100m rasos, 200m rasos, 50m rasos (caminhada), 25m rasos (caminhada com apoio), lançamento da pelota e salto em distância e mostraram que não há limites para a prática esportiva.

“Olhar para essas crianças e ver a alegria no rosto de cada uma, não tem preço. O que vale é ver a satisfação de todos, com o sucesso do desafio. E é melhor ainda poder fazer as provas nesta pista maravilhosa”, comemorou Marcos Alberto Moura, coordenador de eventos da ABDEM, organizadora das disputas.

Ainda nesta sexta, a pista recebe outro evento-teste: o Desafio Internacional Olímpico, organizado pela Federação Paulista de Atletismo, com presença de grandes nomes do esporte, como Marílson dos Santos e inauguração da nova iluminação do estádio. Neste domingo, pela manhã, ocorre a inauguração oficial do local, com o GP Caixa/São Paulo Internacional de Atletismo.

A reforma do complexo esportivo foi feita pela Recoma. A pista de atletismo é moderníssima e já foi aprovada para receber a certificação Classe 1, a máxima concedida pela IAAF – Federação Internacional de Atletismo.

O piso sintético, Regupol, importado da Alemanha, é o mesmo utilizado no estádio de Berlim, quando o jamaicano Usain Bolt bateu os recordes mundiais dos 100 e 200 metros rasos e 4x100m, no Mundial de 2009.

Lista de instituições participantes
Prefeitura de Guarujá
Fundção Orsa – Suzano
Fundção Orsa – Barueri
Escola Sandra Risoleta de Lima Hauk – Belo Horizonte (MG)
APAE Catanduva
APAE Santo André
APAE Mauá
APRAESPI – Ribeirão Pires
Cantinha da Paz
Colégio Paulicéia
APAE Rio Grande da Serra
Prefeitura de Cubatão
Associação Paradesportiva JR Ferraz – Projeto Escolar ABDEM/CPB
CENHA – Centro Social Nossa Senhora da Penha
APAE Bebedouro
Delegação do Chile

O Desafio Internacional Paraolímpico Escolar de Atletismo foi promovido pela Associação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais. O apoio foi da Associação Regional de Desportos de Deficientes Intelectuais do Estado de São Paulo, Comitê Olímpico Brasileiro e Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude de São Paulo.

Outras informações no site http://www.abdem.com.br

Fonte: Vinícius Cabral – Mtb.: 47.121

Anúncios