Mais sobre o projeto paraolímpico no Piauí

Foi aprovado ontem (17.05) pela Assembléia Legislativa o projeto de lei que institui as Paraolimpíadas Estaduais do Piauí. A autora do projeto, deputada Rejane Dias, agradeceu aos deputados pela aprovação e ressaltou os benefícios que a realização do evento pode trazer às pessoas com deficiência.

“O esporte é um importante mecanismo de socialização entre as pessoas, melhoria da qualidade de vida e da saúde. Uma pessoa com deficiência necessita muito mais desses benefícios para que tenham uma vida mais saudável e ativa. A prática frequente de esporte por pessoas com deficiência promove melhores condições físicas e mentais para que possam viver melhor e superar as dificuldades”, declarou.

Ela aproveitou para lembrar que no próximo dia 30 acontece a abertura oficial da I Paraolimpíada Estadual, organizada através de convênio do Governo do Estado, através da Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (SEID), com a mineradora Vale. Com a nova lei, o governo agora passa a realizar o evento todos os anos e está autorizado a buscar condições para custear as paraolimpíadas por intermédio de recursos públicos ou da iniciativa privada. “Estamos nos aproximando das paraolimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, que acontece logo após as olimpíadas. O Piauí precisa encontrar e formar seus principais atletas para se integrarem às equipes do Brasil que participarão dos jogos. O governo possui recursos específicos para eventos como este e as empresas querem ligar suas imagens a este tipo de atividade”, ressaltou Rejane Dias.

Na sessão que aprovou a Paraolimpíada Estadual, compareceram representantes das entidades de defesa dos direitos das pessoas com deficiência e o secretário para inclusão da pessoa com deficiência, Hélder Jacobina.

Fonte: 360 graus

Anúncios