SP lança 1º Campeonato Escolar Olímpico e Paraolímpico

O governador Geraldo Alckmin, e o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Jorge Pagura, lançaram o 1º Campeonato Escolar de modalidades Olímpicas e Paraolímpicas do Estado de São Paulo, o selo São Paulo Rumo 2014/2016 e anunciam a reabertura de inscrições de novos projetos para a “Lei Paulista de Incentivo ao Esporte”, nesta sexta-feira, 13. O evento aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, na capital. 

“O esporte é muito importante para a educação, disciplina, afastar das drogas, combate à violência e promover a saúde. A criança incorpora em sua cultura o hábito de movimentar o corpo, de fazer ginástica, que é fundamental para todas as idades, para a saúde. Além, claro, da revelação de boas vocações para o esporte. E São Paulo é terra de campeões. Nas últimas Olimpíadas, as de Pequim, das três medalhas de ouro, dois atletas são daqui de São Paulo: a Maurren Maggi e o Cesar Cielo”, afirmou o governador.

O 1º Campeonato Escolar de Modalidades Olímpicas e Paraolímpicas visa promover o intercâmbio entre todos alunos das redes de ensino do Estado, incentivar a prática do esporte nas diversas modalidades olímpicas e paraolímpicas. Pretende também revelar novos talentos  e selecionar os representantes estaduais para competições nacionais, contemplar atletas para o Programa Bolsa Talento Esportivo e para vagas nos Centros de Excelência do Estado. O campeonato começa no dia 30 de maio e será realizado ao longo do ano, com sua final disputada em dezembro.

Entre as modalidades olímpicas estão atletismo, badminton, ciclismo, natação, ginástica rítmica, judô e taekwondo. Já nas modalidades paraolímpicas, figuram atletismo, ciclismo, natação, ginástica rítmica e judô.

Formas e Sistema de disputa

A modalidade olímpica na categoria Pré-Mirim (9 a 11 anos) é apenas participativa, não havendo disputa entre os integrantes. Na categoria Mirim (12 a 14 anos) e Infantil (15 a 17 anos), serão realizadas várias etapas classificatórias e os melhores resultados irão representar o Estado de São Paulo nas Olimpíadas Escolares Brasileiras, organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro, no final do ano. As modalidades paraolímpicas têm categorias para integrantes entre 12 e 19 anos.

São parceiros na realização desse campeonato as Secretarias do Esporte, Lazer e Juventude, da Educação, dos Direitos da Pessoa com Deficiência, as Prefeituras Municipais e Rede de Ensino Privada. A estimativa é que cerca de 51 mil alunos participem do evento, que tem um investimento de cerca de R$ 13,87 milhões.

O selo “São Paulo Rumo a 2014/2016”

A ideia do selo é caracterizar os eventos, programas e projetos esportivos desenvolvidos pela Secretária de Esporte, Lazer e Juventude com foco na Copa do Mundo 2014 e nas Olimpíadas 2016 a serem realizadas no País.

Os selos serão estampados em materiais de propaganda, junto à logomarca do Governo do Estado e frases como: “O Governo de São Paulo ajuda a preparar futuros campeões para as olimpíadas de 2016” “É São Paulo se preparando para dar um show em 2014”, “È o Governo de São Paulo apoiando os talentos que vão brilhar nas Olimpíadas de 2016”.

Fonte: Governo de São Paulo