Brasil encerra participação na Copa do Mundo de Tiro Esportivo com campanha empolgante

“A campanha brasileira superou nossas expectativas”, festejou James Walter Lowry, o Chefe da Missão que foi à Alicante disputar uma das etapas da Copa do Mundo de Para-tiro Esportivo, que aconteceu entre os dias 4 e 8 de maio, na Espanha.

Antes mesmo de começar, a competição na Espanha já era histórica para o Brasil, uma vez que foi a primeira vez que o país levou tantos atletas para uma competição internacional. Ao fim da Copa, o Brasil tinha ainda mais a comemorar: Carlos Garletti conquistou dois MQS (Minimum Qualifying Standard), Sérgio Vida um e Débora Campos mais um. Com os quatro índices mínimos obtidos, o Brasil garantiu uma vaga nos Jogos Paraolímpicos de Londres 2012.

“A participação dos atletas nos surpreendeu positivamente. A Débora, por exemplo, é nova no esporte (pratica a modalidade há um ano só) e nunca tinha competido fora do país. Foi lá e conseguiu um MQS. Muito bom mesmo”, avaliou Lowry.

Outro estreante que também se destacou foi Geraldo Rosenthal:

“Ele superou todo o nervosismo e bateu o recorde brasileiro da categoria. Está de parabéns! Assim como todo o resto da delegação, que conseguiu manter a pontuação que viam fazendo. O objetivo mesmo era ganhar experiência com esses atletas.”

Para Lowry, a evolução do Tiro Esportivo é nítida desde que o Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) começou a dar mais apoio à modalidade.

“O CPB contratou dois novos técnicos e comprou armas novas. Em Curitiba, a estrutura que temos para treinar agora é fantástica. Tanto é que cinco dos oito atletas que foram à Espanha treinam lá. Esse apoio está sendo muito importante para nós. Vejo anos melhores para o Para-tiro Esportivo no Brasil.”

Agora, a meta da seleção brasileira é manter o bom ritmo e competir bem nos eventos que estão por vir. Os principais são as etapas da Copa do Mundo. A próxima acontece nos Estados Unidos no mês de agosto.

“Temos uma vaga garantida para Londres 2012. Se formos muito bem nas próximas etapas da Copa, dá para sonhar com uma segunda vaga. É extremamente difícil, mas vamos buscar”, finalizou Lowry.

Fonte – CPB

Anúncios