Paraatleta potiguar começa provas do circuito internacional

Brasília recebe o Campeonato de Ranking Internacional de Tiro com Arco Paraolímpico. A competição faz parte do circuito internacional da FITA (Federação Internacional de Tiro com Arco) e vale pontos no ranking internacional da modalidade. É a primeira vez que um campeonato deste porte acontece nas Américas.

Para Christian Haensell, técnico da seleção brasileira, isso mostra como a modalidade vem crescendo no país. “São 16 atletas de quatro países competindo e é uma ótima oportunidade para testarmos os nossos atletas. O objetivo é pontuar bem no ranking para conseguirmos vagas para os Jogos de Londres 2012”.

O Rio Grande do Norte está representado por Francisco Dantas, da categoria Arco Recurvo. O atleta da Sociedade Amigos do Deficiente Físico (SADEF- Petrobras/ Caern/ Prefeitura do Natal/ Uniodonto/ Governo do Estado) bateu seu recorde pessoal e conquistou a medalha de prata na Copa Centro Oeste e bronze no Brasileiro, que aconteceram em abril. “Existe uma boa possibilidade de um bom resultado, e a meta é conseguir a vaga da Paraolimpíada”, afirma Dantas.

Nesta edição, sete atletas estrangeiros vêm participar do campeonato, entre eles cinco são da Suécia, um do Canadá e um da Venezuela. “São atletas de qualidade. Na categoria composto, por exemplo, o canadense campeão mundial de 2009, Kevin Evans, vai participar”, avalia Haensell.

O campeonato acontece no Clube do Exército de Brasília. As provas vão até dia 15 de maio e tem início às 8h30, diariamente.

Fonte: Dez na Rede