Saiu no blog Happy Life: Acessibilidade no clássico paulista

Essa notícia saiu no blog http://happylifetur.blogspot.com

Corinthians e Santos disputaram o primeiro jogo da final do campeonato paulista, neste domingo, 8. O resultado foi 0 x 0, mas o espetáculo principal foi no intervalo do jogo, quando a histórica rivalidade dos dois times foi deixada de lado. Os dois clubes abraçaram a “Campanha Nacional da Acessibilidade – Siga essa Ideia!”, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade).

Pessoas com e sem deficiência  estenderam no gramado do Pacaembu o Bandeirão da Acessibilidade, com 25m x 18m.

A ação no domingo contou com o apoio e participação da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Governo de São Paulo, por meio do Secretário Adjunto, Marco Antonio Pellegrini, e assessores.


Também participaram o presidente do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência (CEAPcD), José Oliveira Justino, e o ex-jogador e atual secretário municipal do Esporte do município de São Sebastião (SP), Wladimir Rodrigues, entre outros apoiadores.

“A Campanha Nacional da Acessibilidade – Siga essa Ideia! cumpre a função de sensibilizar a sociedade para uma situação ‘contingencial’ vivida por muitas pessoas com deficiência, as quais devem contar com igualdade de oportunidades e acessibilidade”, destaca o ex-craque.
Concretamente, o objetivo da ação é conscientizar o público sobre a importância de se eliminar as barreiras que impedem as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida de participarem efetivamente da vida em sociedade, ressaltando a importância dos direitos humanos e a defesa da acessibilidade como um direito universal.


A “Campanha Nacional da Acessibilidade – Siga essa Ideia!” é apoiada pelos atletas Pelé, Zico, Roberto Dinamite, Ronaldinho Gaúcho e Rivellino, além de grandes clubes brasileiros como Botafogo, Vasco da Gama, Fluminense, Internacional, Grêmio, Santos, Corinthians, Atlético/MG, Cruzeiro, Bahia, Vitória e Fortaleza.  Seus embaixadores são os atletas Adriana Behar, Clodoaldo Silva, Paulo Victor e Júlio César.

A Campanha – A “Campanha Nacional da Acessibilidade – Siga essa Ideia!” é coordenada pelo Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, órgão integrante da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Tem como objetivos a sensibilização, a conscientização e a mobilização para a eliminação das barreiras culturais, de informação, arquitetônicas e outras que impedem as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida de participarem efetivamente da vida em sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

A campanha conta com o apoio e a adesão do Supremo Tribunal Federal, do Ministério Público Federal, de Governos Estaduais, Prefeituras e atletas de renome como Pelé, Zico, Roberto Dinamite, Ronaldinho Gaúcho, Dentinho e Rivellino. Também apoiam a campanha o bloco carnavalesco Galo da Madrugada e escolas de samba como Portela, Beija-Flor e Vai Vai, e agremiações folclóricas como Boi Garantido e Boi Caprichoso.

Fonte: Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/

Anúncios