Seid apresenta programação da I Paraolimpíada do Piauí

A primeira Paraolimpíada do Estado do Piauí acontecerá neste mês de maio, e a Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) realizou reunião, na manhã desta terça-feira (3), com os grupos de entidades participantes para entregar a programação oficial do evento. O assessor técnico da Seid, Edson Araújo, convidou as entidades para que prestassem informações a cerca do andamento organizacional das suas equipes.

As entidades que levarão competidores para o evento precisam seguir algumas regras para que a organização do evento saia como o esperado. Todos os grupos foram convocados para entregar as fichas de inscrição e a ficha de avaliação do atleta, como também foram ouvidos os questionamentos das entidades sobre as atividades no dia do evento, esclarecido dúvidas e discutidas as sugestões.

Os municípios de Altos, Campo Maior, José de Freitas, União, Timon (MA), já confirmaram suas presenças no evento. A I Paraolimpíada acontecerá entre os dias 30 de maio a 9 de junho. A abertura acontecerá no Sesc Ilhotas, no horário de 18h30. Serão 11 modalidades esportivas. Basquetebol (com e sem cadeira de rodas), Natação, Atletismo, Futsal, Futebol de Sino, Badminton, Handball, Vôlei (de areia e de quadra), Tênis de Mesa e Tiro Esportivo.

Para o assessor técnico da Seid, Edson Araújo, “o mais importante deste evento é mostrar a superação de cada um dos participantes, contribuir para que sejam dadas condições mínimas para estimular a prática esportiva e, assim, habilitar para incluir, vencer a discriminação, reconhecer as potencialidades e democratizar o esporte como direito de todos”, pontua.

O presidente da Federação Piauiense de Esportes para a Pessoa com Deficiência, Carlos Roberto, comentou sobre os trabalhos das equipes participantes do evento. “Todas as equipes estão treinando suas modalidades diariamente, o treino é duro, pois precisamos mostrar nosso melhor, cada município, à sua maneira, tenta fazer sua parte”, afirma.

A equipe da Seid planejou a I Paraolimpíada do Estado através da sua equipe técnica, e teve como idealizadora do projeto a professora Marta Girão. O projeto irá valorizar as potencialidades socioesportivas das pessoas com deficiência, com intuito de oportunizar direitos e o exercício da cidadania.

Programação

Dia 30 de maio (Segunda-feira)
18h30 – Abertura. Local: Sesc Ilhotas

Dia 31 de maio (Terça-feira)
8h – Futebol de Sino. Local: Acep

Dia 1° de junho (Quarta-feira)
8h – Vôlei de Areia. Local: Eugênio Fortes – Unidade 14 Ilhotas

Dia 2 de junho (Quinta-feira)
8h – Atletismo em Cadeira de Rodas. Local: Adufpi

Dia 3 de junho (Sexta-feira)
8h – Vôlei Adaptado, Handball, Tênis de Mesa, Badminton, Provas de Cadeira de Rodas. Local: Sesc Ilhotas

Dia 4 de junho (Sábado)
8h – Natação. Local: Sesc Ilhotas

Dia 5 de junho (Domingo)
8h – Tiro Esportivo. Local: Gate (Stand de Tiros)

Dias 6 e 7 de junho (Segunda e terça-feira)
8h – Futsal e Vôlei de Quadra. Local: UFPI (Setor de Esportes)

Dia 8 de junho (Quarta-feira)
8h – Atletismo. Local: Uespi (Pista de Atletismo)

Dia 9 de junho (Quinta-feira)
8h30 – Encerramento – Dia Estadual do Pessoa com Deficiência. Local: Adufpi

Fonte: Site vooz