Jovane Guissone conquista primeira medalha da história da esgrima brasileira

Jovane Silva Guissone entrou para a história do Esporte Paraolímpico Brasileiro. Nesta sexta-feira, 29, o atleta gaúcho conquistou a primeira medalha internacional do Brasil na esgrima em cadeira de rodas. Jovane ficou em terceiro lugar na prova de Espada (Categoria B) na Copa do Mundo da IWAS (Federação Internacional de Esportes para Cadeirantes e Amputados), que acontece em Montreal, no Canadá. 14 esgrimistas de diferentes países competiram.

Na prova de Florete, pela manhã, Jovane já havia conseguido um bom resultado ao ficar em sétimo, entre 15 atletas. Nas duas disputas o atleta enfrentou campeões paraolímpicos e mundiais e vários atletas que figuram entre os 10 melhores do Ranking Mundial. Obteve vitórias em vários combates com atletas de renome.

A outra representante do Brasil na competição, Suele Rodolpho, também da ASASEPODE/RS, conseguiu um bom resultado na competição, tendo em vista que este é o seu primeiro campeonato internacional dessa grandeza. A atleta ficou em 20° lugar na prova de Espada (Categoria A), onde o nível técnico é extremamente elevado e com a presença maciça de campeãs paraolímpicas e mundiais.