Centro de Treinamento Paraolímpico será erguido em São José dos Pinhais

São José dos Pinhais, na Região Metropolitans de Curitiba, está pronta para abrigar o primeiro Centro de Excelência em Treinamento Paraolímpico da América Latina. O projeto prevê instalações para a prática de 24 modalidades paradesportivas. Além de oferecer suporte para atletas com todos os tipos de deficiência, o local também poderá ser usado para atividades de atletas sem deficiência.

No último dia 14, o presidente da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná, Mauro Bardini, e membros do Comitê Executivo Estadual Paradesportivo entregaram ao governador Beto Richa o projeto para construção do centro paraolímpico.

“Nesta reunião com o Beto Richa ficou acertado que o complexo será construído mesmo em São José dos Pinhais, na área destinada pela prefeitura. Entregamos ao governador um caderno com o conjunto de documentos relacionados ao Centro de Excelência. Agora daremos encaminhamento ao projeto”, explica Mauro Bardini.

O local destinado para o Centro de Excelência Paraolímpico será em uma área de 93 mil metros quadrados, no Contorno Leste, cedida pela prefeitura. “Para nós é uma grande satisfação poder abrigar esse primeiro centro. Estamos investindo nos atletas são-joseenses e, sobretudo, no esporte do Paraná. Tenho certeza que São José dos Pinhais vai ser referência no esporte e aos para-atletas”, afirma o prefeito municipal Ivan Rodrigues.

Com o crescimento do esporte paraolímpico no Brasil e também com os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, o Centro de Excelência em São José dos Pinhais será essencial para o desenvolvimento do esporte. “É um projeto importante não apenas para o município, mas também para o estado, por ser referência na área paraolímpica”, disse o secretário municipal de Esporte e Lazer, Cláudio Padilha.

Para o presidente da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná, o terreno onde será construído o complexo é adequado. “O local doado pela prefeitura de São José dos Pinhais é muito bom e bem localizado, pois fica próximo do aeroporto internacional e do entroncamento das principais rodovias que cortam o estado”, destacou Bardini.

“São José dos Pinhais está fazendo sua parte, inclusive cedendo o espaço para o centro. Com isso, esperamos contribuir no processo de reabilitação e também revelando grandes atletas paras as competições importantes, incluindo as Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2016”, acrescentou o secretário Cláudio Padilha.