Começou a primeira semana de treinamentos do Basquete em Cadeira de Rodas Brasileiro

As seleções brasileiras de basquete em cadeira de rodas estão reunidas desde a última terça-feira, 26, para a primeira fase de treinamentos do ano. Enquanto os 18 atletas pré-convocados para a seleção masculina se reúnem em Mogi das Cruzes, São Paulo, as 20 atletas femininas treinam em Niterói, no Rio de Janeiro.

O principal objetivo dos treinos é uma preparação forte para os Jogos Parapanamericanos de Guadalajara, que acontecerão em novembro.

“Nossa meta é chegar bem no Parapan para conseguir classificar as duas seleções para os Jogos de Londres 2012”, afirma Naíse Pedrosa, presidente da Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas (CBBC).

O grupo masculino, contudo, tem um objetivo mais imediato: a Copa do Mundo de Manchester, em maio.

“A competição é extra-oficial, mas é de grande importância para nós. Foi a própria presidente da IWBF (Confederação Internacional de Basquete em Cadeira de Rodas) que nos convidou. Enfrentaremos adversários fortíssimos e é uma boa oportunidade para nos prepararmos”, lembra Pedrosa.

Além da seleção brasileira, times do Canadá, da França e da Inglaterra também participarão do torneio, que acontece entre os dias 21 e 27 de maio, em Manchester.

A semana de treinamento termina no próximo dia 5 de maio, quinta-feira. A seleção masculina, sob o comando da técnica Fátima Fernandes, conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes, do SESI e da Universidade Braz Cubas. Em Niterói, a técnica Ana Teixeira e suas atletas aproveitam as instalações da ANDEF (Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos).

Fonte: CPB