Natação: Seleção Brasileira estreia nesta quinta no open de Berlim

 Seleção Brasileira estreia nesta quinta-feira no Open de Berlim de Para-Natação. A competição, uma das mais importantes do ano, reúne mais de mil atletas, de 28 países, em quatro dias de provas. O Open será um termômetro da preparação do Brasil visando o Parapan de Guadalajara, em novembro, e vale pontos para o ranking internacional, que abrirá vagas para Londres-2012.

“O Open de Berlim é a competição mais procurada pela comunidade paraolímpica entre as competições que não são as do calendário oficial (Mundial, Europeu, Parapan e Paraolimpíadas)”, explica o diretor técnico do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), Edílson Rocha Tubiba.

 “São mais de mil atletas participando. Só isso já mostra a grande importância que é participar desta competição. Nela estarão presentes os principais atletas do mundo. Nossos nadadores poderão fazer uma competição de alto nível, medindo a sua preparação com a dos melhores do mundo. Estamos no meio do ciclo para o Parapan e essa competição será fundamental para avaliarmos a nossa evolução no ano.”

O Open de Berlim é também uma importante etapa na preparação dos atletas da Europa, já que em um mês eles disputarão o Aberto Europeu. Por isso, a expectativa da comissão técnica brasileira é que nossos atletas melhorem as marcas conquistadas no Aberto de Sheffield, no início do mês, e marquem presença nos pódios.

“Ainda temos os atletas jovens, que nesta competição são diferentes dos que foram à Inglaterra. Isto está dentro do nosso planejamento de fazer uma constante renovação e sempre levar os atletas jovens para as grandes competições, dando assim a oportunidade para que eles adquiram experiência internacional”, explica o diretor técnico do CPB.

Os atletas brasileiros desembarcaram em Berlim três dias antes, para treinos visando o Open. A competição vai de quinta a domingo.

Fonte: Finalsports