Dança Esportiva em Cadeira de Rodas em destaque no @cpboficial

Desde que foi criada, em 2002, a Confederação Brasileira de Dança em Cadeira de Rodas (CBDCR) investe e promove a Dança Esportiva para deficientes. No ano passado, o Brasil participou pela terceira vez do Mundial do IPC, o que mostra um crescimento da modalidade no país. Outra marca importante e que explicita sua consolidação em solo nacional é o fato de que, este ano, o Campeonato Brasileiro chega a sua décima edição.

O esporte
A Dança Esportiva em Cadeira de Rodas pode ser disputada de duas maneiras: na modalidade Combi, um dos integrantes da dupla deve usar a cadeira de rodas para dançar, enquanto o outro não precisa ser deficiente e dança de pé; na Duo Dance, os dois atletas usam cadeiras de rodas.

O esporte é dividido também em duas categorias, Danças Standard e Danças Latinas. Na primeira, os competidores devem dançar os ritmos Valsa, Tango, Valsa Vienense, Slow Foxtrot e Quickstep. Na outra, dança-se Samba, Cha cha cha, Rumba, Passo Doble e Jive.

Além do campeonato brasileiro, que ocorre anualmente, competições internacionais também enchem o calendário. Em anos pares, o Comitê Paraolímpico Internacional (IPC) organiza o Mundial da modalidade. Nos anos ímpares, é a vez da Copa dos Continentes reunir os melhores do planeta. Abertos na Holanda, em Malta e no México também movimentam o circuito.

Oportunidades
A CBDCR promoverá nos meses de maio e junho um Curso de Capacitação que tem como objetivo instruir pessoas para trabalhar com a Dança em Cadeira de Rodas. O curso será realizado pela internet, à distância, e tem carga horária de 80 horas. As inscrições estão abertas até o próximo dia 25, segunda-feira. Para mais informações, acesse o site da confederação: www.cbdcr.org.br.

Em parceria com a CAEFI/UFJF, a CBDCR oferecerá também dois cursos práticos da modalidade, com presença de professores internacionais. As inscrições podem ser feitas no site www.gime.ufjf.br.

As inscrições para o Campeonato Brasileiro, que acontecerá na Universidade Federal de Santa Maria entre os dias 12 e 15 de outubro também já estão abertas, através do site www.cbdcr.org.br.

Anúncios