Xbox como forma de reabilitação

Após lançar de forma pioneira no país o uso do Nintendo Wii em terapia de reabilitação, a clinica de Fisioterapia da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) inova mais uma vez ao incorporar o videogameKinect para o Xbox 360 no tratamento de doenças como derrame, paralisias, e lesões musculoesqueléticas.

O game, lançado e implantado na clínica em novembro de 2010 está rapidamente ganhando popularidade entre os jovens por reconhecer os movimentos do corpo como comandos para controlar os jogos. Esse é exatamente o diferencial que vem sendo testado com sucesso na clinica de Fisioterapia.

De acordo com o fisioterapeuta que supervisiona o uso do game na clínica, professor Fabio Navarro Cyrillo, a ideia de usar o Kinect no tratamento em Fisioterapia surgiu após o sucesso obtido com o console da Nintendo e as possibilidades que essa nova tecnologia oferece. “Evidências científicas recentes indicam que o uso da realidade virtual com videogame oferece além da motivação ganhos funcionais para os pacientes. O Xbox Kinect é uma evolução, já que o equipamento não necessita de controle, pois o sistema faz uma leitura do corpo do jogador. Além disso, o movimento é preciso, completo e mais semelhante aos realizados nas atividades diárias”, explica.

Inicialmente, o Kinect está sendo testado como recurso adicional ao programa de reabilitação na clínica todas as segundas feiras, das 9h às 12h com pacientes com lesões neurológicas e musculares. “Os jogos ajudam a reconquistar o equilíbrio, coordenação, resistência e força muscular, além de estimular a atividade cerebral e aumentar a capacidade de concentração. Isso sem contar que a terapia fica mais dinâmica e envolvente. Enquanto o paciente usa o corpo para controlar o movimento na tela, sem perceber acaba realizado movimentos que até então tinha dificuldades”, revela o professor.

Outra vantagem apontada pelo professor é a possibilidade do paciente realizar movimentos em todas as direções, favorecendo ganhos ainda mais interessantes. “Além disso, existe a possibilidade de utilizarmos com dois pacientes ao mesmo tempo”, completa.

Resultados
Para Cyrillo, os resultados do uso do Kinect na reabilitação estão sendo utilizados em pesquisas da Universidade sobre a utilização da realidade virtual na melhora da reabilitação dos pacientes. “Com o wii já conseguimos medir a ativação dos músculos para avaliar a reação e assim, direcionar a reabilitação.

Tratamento
Na clínica de Fisioterapia, as atividades são acompanhadas por uma equipe composta pelo professor Fábio Navarro Cyrillo e alunos da disciplina de estágio em Ortopedia, do 7º e 8º semestre. Os pacientes são encaminhados após triagem realizada pela clínica de Fisioterapia.

SERVIÇO
Reabilitação com Xbox Kinect
Quando: Segunda-feira, das 9h às 12h
Horário: das 8 às 11 horas
Local: Clínica de Fisioterapia da Universidade Cidade de São Paulo

Fonte: Instituto Superar