Paraatleta cubatense disputa a 2ª Etapa Regional do Circuito de halterofilismo

O paraatleta de Cubatão (SP) Odair Francisco da Silva Burahem, o Dadá, está de volta às competições, depois de dois anos afastado por motivo de saúde. Ele participará da 2ª Etapa Regional do Circuito Paraolímpico de Halterofilismo, a ser realizada a partir desta sexta-feira, dia 15, até domingo, dia 17, em Curitiba.

Integrante da equipe Associação Paradesportiva Cubatense (APC), que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes, Dadá é especialista em halterofilismo paraolímpico.
Ele está em treinamento, desde janeiro deste ano, para recuperar o tempo perdido. Segundo seu treinador, Wagner Rodrigues, esta será a primeira competição do atleta na temporada. “Além desta prova, Dadá terá outras duas chances para conseguir o índice classificatório para o Campeonato Brasileiro da modalidade, em Brasília (27 a 29 de maio), e em Campinas (24 a 26 de junho).
O Circuito é classificatório para o Campeonato Brasileiro, a ser realizado também em três etapas: em agosto, em Fortaleza; em setembro, em São Paulo; e em dezembro, em Porto Alegre.
Wagner destaca a diferença entre o halterofilismo convencional e o paraolímpico. “É que no segundo caso podem competir apenas atletas com certos tipos de deficiências, como lesões medulares e amputação de membros inferiores”, explica.
A avaliação do desempenho dos atletas é feita através do maior peso erguido, e no caso de empate é levado em conta o peso levantado dividido pelo peso corporal do atleta, “o que alcançar melhor número da conta é definido como vencedor da prova”, conclui o técnico.
Fonte: Lula Terras, Prefeitura de Cubatão