Seleção Brasileira de Halterofilismo se reúne em Uberlândia

A seleção brasileira permanente de halterofilismo está reunida em Uberlândia (MG), para sua primeira semana de treinamento de 2011. O encontro começou na última sexta-feira, 8, e vai até quinta, 14.

Os principais atletas do Brasil na modalidade fizeram uma bateria de exames e avaliações físicas nos quatro primeiro dias do encontro. Os últimos dias serão dedicados aos treinamentos.

“Nesse primeiro momento queremos sentir como os atletas estão. A maioria está ainda em fase de treinamento de base. Nosso objetivo é preparar a equipe que irá ao Parapan de Guadalajara, em novembro”, explica o coordenador de halterofilismo do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Júnior Ferreira.

Uberlândia tem Centro de Referência
A cidade mineira foi escolhida para receber os treinamentos da seleção brasileira por abrigar o primeiro Centro de Treinamento de Halterofilismo Paraolímpico do país.  O centro de referência, inaugurado em outubro do ano passado, é uma parceria do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Ele utiliza toda a infra-estrutura da Faculdade de Educação Física da UFU. O espaço e os equipamentos foram cedidos pela entidade. O CPB colaborou com os dois bancos oficiais da Eleiko (empresa sueca), legados do Parapan do Rio de Janeiro 2007, que são melhores até mesmo do que os que foram utilizados nas Paraolimpíadas de Pequim.

Além disso, o Centro de Treinamento conta com uma equipe interdisciplinar composta por orientador técnico; fisiologista; especialistas em treinamento esportivo; fisioterapeuta; nutricionista esportivo; biomecânico do movimento; e monitores de Halterofilismo.

Fonte – CPB