Organização espera reunir 1.500 atletas na Paraolimpíada

Citius, Altius, Fortius é uma expressão latina emblemática dos Jogos Olímpicos, que significa mais rápido, mais alto, mais forte e foi adotada pelo idealizador do evento, o Barão Pierre de Coubertin, em 1894. Mais de um século depois, o lema servirá de motivação para os atletas que participarão da 1ª Paraolimpíada do Estado do Piauí, em maio deste ano. Segundo a organização, serão mais de 1.500 pessoas que competirão para provar serem os melhores das 11 modalidades dos jogos.

De acordo com o secretário estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Hélder Jacobina, o Piauí será a segunda unidade da federação a realizar uma competição deste porte. “Estamos esperando mais de 1.500 atletas de, pelo menos, 20 municípios do Estado e de Timon, nas modalidades olímpicas e de exibição”, afirma. Segundo ele, as inscrições – que são feitas nas entidades que trabalham com pessoas de deficiência – já são bastante numerosas. Para participar, o atleta deve preencher uma ficha disponível no site da Seid e entregá-la à entidade que participa.

“Nossa intenção é fazer a inclusão destas pessoas e também incentivar a participação de piauienses nos Jogos Olímpicos de 2016”, pontua Jacobina.

A competição recebeu o importante apoio do secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Humberto Lippo, na semana passada. O secretário manifestou seu desejo de vir ao Estado e participar de eventos ligados ao tema.

Jogos
A Paraolimpíada terá onze modalidades esportivas: futsal, futebol de sino, natação, atletismo, badminton, basquete em cadeira de rodas, vôlei de quadra, vôlei de areia, handebol, tênis de mesa e tiro esportivo. Também haverá competições com modalidades de exibição: capoeira, judô, ciclismo, rapel, canoagem e esgrima.

Paraolimpíada
A competição vai ter início no dia 30 de maio com a solenidade de abertura. As competições acontecerão de 31 de maio a 8 de junho, e no dia 9 de junho, Dia Estadual da Pessoa com Deficiência, acontece a premiação do evento.

Fonte: 180 graus/PI