Mesa-tenista brasileira supera deficiência e viaja o mundo

Joyce Fernanda de Oliveira tem 20 anos. No passaporte, carimbos da Venezuela, Colômbia, França, Eslováquia, Coreia, Itália, Argentina e assim por diante. No currículo, a garota de Jundiaí tem bons resultados internacionais e a chance de brigar por medalhas para o Brasil no tênis de mesa adaptado na classe 4.

Em 2002, Joyce sofreu um acidente e ficou paraplégica. Por azar, a estrutura de um ponto de ônibus caiu na coluna dela. O tênis de mesa entrou três anos depois na vida dela e já em 2007, Joycinha representava o Brasil no Parapan do Rio de Janeiro. “Eu só ficava dentro de casa depois do acidente.  Tinha vergonha de mim. Mas, depois que comecei a jogar, vi que não era só eu uma pessoa com deficiência”, destacou a medalhista de bronze.

Antes do acidente, Joyce jogava futebol e era fã do hoje flamenguista Ronaldinho Gaúcho. Depois do acidente, o tênis de mesa virou realidade. A história dela começou no Centro Sarah Kubstisheck e teve sequência na AACD (SP).

Joyce tenta agora a vaga para os Jogos de Londres/2012, mas antes o caminho será brigar pelo ouro no ParaPan de Guadalajara/2011. No mês que vem, a paratleta viaja para Eslovênia para a disputa do Aberto de Tênis de Mesa adaptado. “No pan dá sim pra brigar por medalhas, agora na paraolimpíada fica mais difícil. Antes, no entanto, preciso fazer pontos e subir no ranking mundial”, explicou Joyce Oliveira.

A paraatleta espera angariar mais patrocínios para melhorar no esporte esse ano. Joyce não consegue ir todos os dias de Jundiaí, onde mora, para a capital paulista por falta de recursos. São 60km de uma cidade à outra. “Os atletas na seleção têm bom apoio para viagem, entretanto, quem não é da equipe precisa pagar todos os custos de viagem e isso torna a situação mais difícil”, desabafou Joyce.

A jogadora de tênis de mesa adaptado treina em São Paulo com a professora Sueli da AACD e no Bom Retiro com o professor Luiz.“Meu sonho é jogar paraolimpíada de Londres. É tudo que quero”, finalizou.

Veja o vídeo da reportagem com Joyce também no portal R7:

http://esportes.r7.com/videos/tenis-de-mesa-muda-vida-de-garota-apos-acidente/idmedia/64793571b77f0105d20909009bcda6ef.html

Anúncios