Americana luta para ser pré-sede dos Jogos de 2016

A cidade de Americana se candidatou como sede dos Pré-Jogos Olímpicos e Paraolímpicos que serão disputados no Rio de Janeiro, em 2016. O cadastramento feito pela secretaria de Esportes citou os locais de treinamentos e o restante da estrutura que o município pode oferecer para receber os atletas.

O processo viabiliza aos esportistas de todos os esportes, incluídos no programa de competição dos jogos, a oportunidade de treinarem no Brasil nos anos que antecedem a competição. “Estamos interessados na realização de mais um evento esportivo. Sabemos que não depende só da gente e, sim, do comitê organizador dos jogos, que irá decidir os locais”, afirmou o secretário de Esportes, Mário Antonucci.

A seleção será dividida em fases e terminará em janeiro do ano que vem, com a assinatura do termo de compromisso pelas instalações esportivas que tenham cumprido as exigências do regulamento. Para atender as necessidades, a organização dos jogos tem a responsabilidade de selecionar acomodações e estruturas em todo território nacional, que atendam aos requisitos e recomendações das federações internacionais. “Americana possui uma população receptiva e que ama o esporte, por isso resolvemos nos candidatar. A concorrência é muito grande, mas seria maravilhoso ser uma das sedes”, completou o secretário.

Uma comissão avaliadora multidisciplinar, formada por até 15 membros, analisará a adequação dos espaços. O COB (Comitê Olímpico Brasileiro), (CPB) Comitê Paraolímpico Brasileiro e o Ministério do Esporte também apóiam a ação.

Fonte: O Liberal